29 MAR 2022
TURISMO
COM O TEMA MINERAÇÃO, AMME/CIMME REALIZAM 1º ENCONTRO INTER-REGIONAL DO MÉDIO ESPINHAÇO

CMD, TERÇA-FEIRA 29.03.2022 - Conceição do Mato Dentro sediou o 1º Encontro Inter-regional do Médio Espinhaço que teve como tema: Mineração, Desafios e Oportunidades, realizado pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Espinhaço e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Médio Espinhaço (AMME / CIMME) com o apoio da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG). O encontro aconteceu na última quinta-feira (24/03), na Hospedaria Retiro da Serrinha (antiga Pousada Vale das Pedras), e contou com a participação dos prefeitos dos municípios associados.

Durante a manhã, os prefeitos se reuniram na sede da AMME/CIMME para uma reunião ordinária, cujo a pauta teve como foco a criação do Fundo Regional de Desenvolvimento Integrado e Sustentável. Puderam acompanhar ainda, a apresentação do plano de Marketing para o turismo da região com a participação da secretária Municipal de Turismo de Conceição Rejane Ottoni e de um dos gestores do Circuito Turístico da Serra do Cipó Lucas Xavier. Além de um momento de muita emoção com a inauguração da galeria de fotos dos ex-presidentes da associação.

Na Hospedaria Retiro da Serrinha, os prefeitos tiveram um período importante para ampliarem o conhecimento com a palestra Mineração, Desafios e Oportunidades conduzida pelo consultor da AMIG, Waldir Salvador (Juninho). “O objetivo principal da AMIG é trazer aos municípios o conhecimento necessário para conviver com a atividade mineral da melhor forma possível. Temos como missão empoderar os municípios para saberem seus direitos e deveres frente ao setor”, elucidou Salvador.

Na sequência, tiveram mais uma palestra sobre o Plano Regional Estratégico em torno de grandes projetos minerários no Médio Espinhaço – “O Turismo como segunda via e a Constituição do Fundo Regional de Desenvolvimento Estratégico” com Alisson Flávio Barbieri, Diomira Faria, Guilherme Malta e Sandro Lage.

O encerramento do 1º Encontro Inter-regional do Médio Espinhaço contou com várias homenagens. Houve a entrega inaugural do Prêmio Embaixador José Aparecido de Oliveira ao destaque regional, concedido ao ex-prefeito de Santo Antônio do Itambé e ex-presidente da AMME, Antônio Augusto Gonçalves Neto. A entrega da placa em homenagem ao Presidente de Honra, José Miguel de Sá, do município de Passabém e também uma homenagem a vereadora Beatriz Madureira.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Autor: PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO