CMD, TERÇA-FEIRA 15.02.2022 – O 1º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano aponta o índice de 7,2%, um percentual bem maior em relação ao anterior, realizado em novembro de 2021, que foi de apenas 4.9%. De acordo com a classificação do Ministério da Saúde, o índice representa um alto risco de surto de dengue. É preciso que a população se mobilize para combater o mosquito transmissor não apenas da dengue, mas chikungunya e zika.
Em relação aos locais (criadouros) predominantes, foram achados a maior quantidade de larvas em lixos, sucatas e entulhos. Também foram constatadas larvas em pneus. Seguidos pelos chamados “depósitos móveis” como: pratinhos, vasos de planta, bebedouros e garrafas. Foram encontradas larvas em tonel e tambores e caixas também. E por fim, em depósitos fixos, ralos e vasos sanitários e também em plantas.
Reforçamos ainda que, caso seja necessário manter os pneus em casa, manha-os em locais protegidos da chuva.
Atenção: os pneus inservíveis podem ser entregues junto com o material reciclável ou cidadão pode solicitar a recolhimento junto ao Departamento de Vigilância em Saúde.
Qualquer dúvida ou para mais informações, entre em contato com o Departamento de Vigilância em Saúde – (31) 3868-2698.
PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
JUNTOS POR UM NOVO TEMPO
Fonte: SECRETARIA DE SAÚDE
Autor: PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Local: CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO