11 FEV 2022
CULTURA
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: DONA MARIALVA, UMA DAS PRINCIPAIS FIGURAS DO MERCADO

CMD, SEXTA-FEIRA 11.02.2022 - "Cultivamos nossa terra com coragem e ternura, alimentando o mundo através da agricultura", (Rafael Nolêto). Ao observar as mãos da Dona Marialva, percebemos que são mãos de uma mulher do campo. Cada linha desenhada, marca a plantação e colheita de parte do que vai para as nossas mesas. E hoje na série Personalidade de Conceição, vamos conhecer o que ela cultiva como pessoa e muito além dos preciosos produtos que expõe no Mercado Maurílio Lages.

Marialva Jesus Ferreira, nasceu no dia 15 de agosto de 1960, na Bahia. "Sou filha de Ucino Ferreira  e Arlinda Maria de Jesus, que já são falecidos. Morei na Bahia até os 9 anos de idade e devido às dificuldades, meus pais permitiram que eu viesse para Minas Gerais morar com os compadres deles. Quando cheguei, logo me matricularam na escola, onde fiz o primário", relembrou.

No entanto, as dificuldades continuaram presentes na vida de Dona Marialva. "Parei meus estudos e comecei a trabalhar como empregada doméstica durante muito anos. Ao completar maior idade, conheci Antônio Pereira Neto com quem morei alguns anos   até que resolvemos nos casar", detalhou nossa personagem.

Morar na roça e poder viver do que planta e colhe sempre foi o sonho de Dona Marinalva. "Depois que casei com o Antônio, juntamos nossas coisa e viemos para o distrito de São Sebastião do Bom Sucesso onde moramos muitos anos. Começamos a plantar e eu consegui um espaço no Mercado Municipal, trazia tudo o que colhia como banana,  abóbora, laranjas, além de verduras. Vendia tudo com alegria total".

Enquanto Dona Marialva expunha suas frutas e verduras no Mercado Municipal, Seu Antônio se ocupava com o emprego que havia conseguido em uma empresa que se instalou em Conceição. "Quando meu esposo conseguiu o trabalho, tudo melhorou, mas antes, nossa vida era uma dificuldade pura, digo uma luta permanente", comentou com gratidão.

"Gosto muito do que faço, venho ao Mercado dois dias na semana para vender. Faça chuva ou sol, se estiver bem de saúde, aqui estou. O Mercado dá oportunidades para nós agricultores e artesãos e isso é maravilhoso", explicou a feirante.

Atualmente, Dona Marialva reside na Fazenda Piraquara, continua com as vendas no Mercado e fornece itens da agricultura familiar para a merenda escolar. "Hoje nós temos uma nova vida, muito mais próspera. Estamos felizes onde residimos, sigo com o trabalho que amo que é vender no Mercado e, ainda, tenho parceria com a Prefeitura, sou fornecedora de produtos da merenda", comemorou.

Sobre o Mercado ela completa: "digo que é a minha segunda casa, encontro meus amigos,  conto casos, dou gargalhadas, às vezes vendo, às vezes não, mas minha alegria é imensa. Peço a Deus todos os dia que me dê vida longa para que eu possa vim aqui por muitos e muitos anos. A palavra que me define é GRATIDÃO!", finalizou Dona Marialva.

Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro à Dona Marialva. Uma das feirantes mais antigas do Mercado Municipal que dedica a sua vida em prol da agricultura do município.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE CULTURA