10 FEV 2022

É com o mais profundo pesar que lamentamos o falecimento da Srª Jandira Otoni Rodrigues, ocorrido hoje, dia 10 de fevereiro, em Conceição do Mato Dentro.

Filha dos saudosos Luizinho e Senhorinha, a querida Dona Jandira, nasceu no dia 05 de maio de 1932, em Brejaúba, distrito de Conceição do Mato Dentro. Casou-se aos 18 anos, no dia 26 de maio de 1950, com o Sr. José Santa Bárbara Rodrigues, o saudoso Seu Juju. Constituíram uma família numerosa formada pelos filhos: Gino Beck (in memoriam), Eunice Maria (in memoriam), Iris Helena (in memoriam), Miriam, Ivete (vice-prefeita de Conceição do Mato Dentro), Reginaldo, Ronaldo, Reimont, Renilde, Renilce, Romero, Nazaré (filha de coração), Rejane (secretária Municipal de Turismo) e Rui Cesar. Ao todo, tiveram 25 netos e 18 bisnetos.

Além dos muitos filhos, sempre acolheu em sua casa jovens para estudar, filhos de mães que morriam no parto (porque sempre tinha leite). Deu o peito a seus filhos e a filhos órfãos com quem também estabeleceu laços. Foram muitos os sobrinhos e sobrinhas acolhidos enquanto seus pais ainda moravam na roça onde não era oferecida oportunidade de estudo.

Enquanto Seu Juju estava na lida das intimações nos distritos, viajando a cavalo, dona Jandira ali na máquina de costura ajudava a garantir a sobrevivência da família. Mulher forte, não se deixava abater pelas adversidades da vida e tinha sempre um sorriso aberto no rosto.

Dona Jandira ganhou título de mãe exemplar da prefeitura de Conceição do Mato Dentro e protagonizou muitos projetos sociais, todos ancorados na sua dimensão de fé. Há mais de 30 anos resolveu fazer uma novena de Natal com as crianças da cidade e isto perdurou até antes do início da pandemia.

As crianças enchiam sua casa no mês de dezembro para rezar, cantar, brincar, ganhar um punhado de bala, um saco de pipoca, um picolé ou outro mimo durante nove dias onde se fala do nascimento do menino Jesus. Dona Jandira atraia também pessoas jovens e adultas para dirigir a novena. Nunca a monopolizou e sempre teve ajuda generosa de muitas pessoas para dirigir a palavra aos meninos e meninas e conduzir estes momentos de oração e de encontro fraterno.

A passagem da conceicionense Dona Jandira, é uma perda inestimável para o município. Deixamos registrado o seu legado como mãe exemplar, avó amorosa, mulher valente e exemplo de generosidade em Conceição.

Neste momento de dor, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, se solidariza com os familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela perda.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO