09 FEV 2022

É com o mais profundo pesar que lamentamos o falecimento do Sr. Said Geraldo Santiago, ocorrido hoje, dia 09 de fevereiro, em Conceição do Mato Dentro.
Said Santiago nasceu em Conceição do Mato Dentro, no dia 23 de outubro de 1955. Filho de Albertino da Silva Santiago e Antônia da Silva Santiago, bisneto do conselheiro do imperador Pedro II e ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Caetano José da Silva Santiago, e, neto de Basílio da Silva Santiago, primeiro Juiz de direito residente na Comarca de Conceição do Mato Dentro.

Autodidata, iniciou a caminhada profissional, no âmbito da moda, em 1974. Destacou-se como modelo e estilista, também teve grande êxito nas passarelas e na televisão através da publicidade. Após atingir sucesso, reconhecimento e diversos convites para trabalhar no exterior, Said deixou a carreira da moda, buscando novos caminhos.

Excelência como marchand da Associação Escola Fazenda de Artes e Ofícios, em Conceição do Mato Dentro, dedicou-se a consolidar e ampliar o artesanato regional, em particular a tapeçaria. Foi então que passou a criar imagens sacras, inspirado nas iconografias barrocas de Minas Gerais.

Acervos e coleções importantes acolhem peças de sua autoria, além de personalidades e artistas, que vão desde o papa Francisco a jornalista Poliana Abrita, possuem obras assinadas por Said Santiago. Ele sublinhava com entusiasmo, a sucessão de países em que suas obras sacras se incorporaram a coleções públicas e privadas. Estão anotados Filipinas, Itália, Portugal, Espanha, México, Estados Unidos, França, Argentina, República Tcheca, Suíça e etc.

Said Santiago foi um artista de vocação plural, sensível aos apelos múltiplos de seu tempo. Buscava nos retábulos e na imaginária, na pintura, na talha e na escultura, elementos com os quais iria refazer o barroco do ouro e dos diamantes nos tapetes arraiolos de sua Conceição do Mato Dentro.

A passagem de Said, referência na arte e na cultura, não apenas em Conceição do Mato Dentro, mas em todo país e pelo mundo é, sem dúvidas, uma perda irreparável. Seu talento, alegria e generosidade deixarão saudades.

Neste momento de dor, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, se solidariza com os familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela perda.

*Texto com informações da Biografia de Said Santiago, escrita por Ângelo Oswaldo

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Autor: GABINETE