28 JAN 2022
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO:  SAUDALITA, A INESQUECÍVEL PROFESSORA DA TAPERA!

CMD, SEXTA-FEIRA 28.01.2022 - “Transmitir conhecimento não é apenas falar o que sabe, mas inspirar novas atitudes!” Juliano Kimura. Somente quem teve o privilégio de ser aluno da Dona Saudalita da Tapera sabe o que é receber influência de quem não apenas ensina, mas inspira e transforma. Seu amor à profissão a tornou uma das professoras mais respeitadas do município e é por isso que hoje é a nossa homenageada no “Personalidade de Conceição”.

Saudalita Pires de Barros, nasceu no dia 30 de novembro do ano de 1943, em Conceição do Mato Dentro, mais precisamente no distrito de Santo Antônio do Norte, a Tapera. É filha dos saudosos Honório Pires de Souza e Maria Emília Pereira. “Quando terminei o 3° ano primário, meus pais se mudaram para Conceição para que eu pudesse concluir meus estudos", recordou Saudalita.

Cursou a 1ª, 2ª, 3ª série do antigo Ensino Primário nas Escolas Combinadas de Santo Antônio do Norte, atual Escola Estadual Professora Maria Amélia Ribeiro. Em 1956, com a mudança da família para a sede do município, foi matriculada no Instituto São Joaquim, instituição mantida pelas irmãs Clarissas Franciscanas, onde concluiu o ensino primário e cursou o ginásio.

Casou-se com Juvenal Teixeira de Barros (in memorian) no ano de 1966, interrompendo seus estudos. Concluindo o curso de magistério no ano 1974. Continuando assim sua trajetória como professora nas Escolas Combinadas Santo Antônio do Norte, lecionando para a turma de 3ª Série.

“Namoramos durante 8 anos e nos casamos. Juntos tivemos lindos filhos: José Honório (in memoriam), Mônica, Juvenal Filho, Aurélio e Cristiane. Eles nos deram netos maravilhosos que são o Abraão, a Sarah, a Maria Emília, a Bárbara, o Moisés, a Izabella e o Vinícius. Sou bisavó do Levy, Francisco e mais um que está no forninho”, contou.

“Retornei após o casamento à terra natal, onde moro até hoje! Foi aqui que dei continuidade à profissão que tanto amo. A partir do dia 12 de fevereiro de 1985, assumi a coordenação da escola da comunidade, ficando no cargo até 1986. Em 1º de maio de 1986, assumi a direção até 17 julho de 1987”, explicou. Boa em guardar datas, nossa personalidade fez questão de frisar que no dia 02 de fevereiro de 1989 assumiu novamente a direção da escola, período em que, juntamente com a comunidade e as lideranças políticas da época, implantou a extensão de série e a escola passou ter gradativamente as turmas de 5ª à 8º série.

Em 1994, aposentou-se no cargo de diretora e foi convidada para assumir um cargo na Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Mato Dentro. Neste mesmo ano inicia o curso de Licenciatura Curta em Letras pela PUC no polo Conceição do Mato Dentro, concluindo-o com louvor. “Mesmo aposentada, retornei à escola Professora Maria Amélia, trabalhando com os conteúdos em Ensino Religioso, Literatura e Língua Portuguesa. Em 2000, participei do curso de Certificação em Metodologia e Filosofia da Educação Religiosa”, detalhou essa senhora apaixonada pela educação.

“Atualmente atuo no cartório local, onde fui nomeada por concurso público em 08 de setembro de 1969. Gosto muito do que faço. Para quem não sabe, também já fiz parte do coral da Igreja, da banda local tocando trombone e também cantava em Latim, com papel importante e de destaque nas apresentações da Semana Santa. Portanto, posso dizer que sou uma pessoa feliz por toda a minha trajetória. Tenho um grande carinho e amor pela minha comunidade Taperense”, se emocionou.

Ao ver o distrito da Tapera se desenvolvendo, Dona Saudalita sente como se tivesse resgatado a juventude. “Apesar das perdas e dificuldades enfrentadas, sou uma pessoa muito feliz. Recordo da minha infância e digo: ‘sou jovem, pois percebo que a Tapera cresceu muito e continua crescendo’. A Prefeitura está cuidando com muito carinho e reconhecendo que somos uma comunidade de gente amiga, simples e, principalmente, acolhedora. Por isso afirmo, aqui é um lugar bom para se viver, melhor dizendo, é o cantinho do céu, o paraíso”, finalizou Dona Saudalita.

Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro à Dona Saudalita, que constituiu um legado admirável em prol da educação do município, é exemplo de dedicação em aprender e se desenvolver por meio do aprendizado.  Mulher, mãe, avó, bisa e amiga admirada por todos que a cercam.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE CULTURA