03 DEZ 2021
CULTURA
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: DONA MARIZA UTSCH MAGALHÃES, UMA DAS PRIMEIRAS MULHERES DA BANDA LYRA DA PAZ

CMD, SEXTA-FEIRA 03.12.2021 - “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos” (Cora Coralina). Um dia duvidaram que a Dona Mariza ficaria na Banda Lyra da Paz, apenas por não ser homem, e ela não apenas ficou, mas cravou seu nome na história do município, sendo eternizada como uma das primeiras mulheres do grupo musical. E é por sua importância na arte e cultura conceicionense que hoje é homenageada como Personalidade de Conceição.

Mariza Utsch Magalhães, a querida Dona Mariza, nasceu no dia 17 de março de 1936, na antiga fazenda São Miguel (hoje propriedade do Srº Zé Boi), no distrito de Três Barras, em Conceição do Mato Dentro. “Sou filha dos saudosos Teófilo Jorge e da Guilhermina Utsch Jorge, morei com a minha família em Três Barras até completar a idade de estudar, a minha infância foi toda lá. Não posso reclamar de nada era um lugar maravilhoso. Tínhamos uma casa grande, muita fartura na mesa, frutas, leite, pão... não nos faltava nada”, relembrou acrescentando que teve 10 irmãos:  Cid, Joaquim, José, Edson, José, Geraldo, Teófilo Filho, Francisco, Daniel e Maria Catarina (in memoriam).

A família Jorge sabia da importância e priorizava os estudos, motivo que os levou se mudar para a sede do município para que os filhos pudessem ir à escola. “ Quando nos mudamos para a cidade eu também era feliz, mas a gente achava difícil a adaptação, moramos em várias casas até encontrarmos o nosso lugarzinho certo. Eu estudei até o antigo magistério e assim que me formei fui professora na Escola Daniel de Carvalho, São Joaquim e Professor João lima. Como eu gosto de falar desse tempo e relembrá-lo”, detalhou nossa personalidade Dona Mariza.

À frente do seu tempo, mudou-se para Belo Horizonte para trabalhar e acabou se tornando candidata a vereadora. “Por lá atuei como professora, mas aproveitava meu tempo vago e dava aula particulares, vendia roupa e, ainda, fazia trabalho voluntário na comunidade onde morava. Fui catequista presidente de bairro, era uma vida ativa, eu amava tudo que fazia, pois colocava muito amor e carinho nas coisas. Talvez você não acredite, mas o meu trabalho em prol da comunidade me deu visibilidade para me tornar candidata a vereadora, eles praticamente me lançaram. Eu não ganhei, mas foi uma passagem importante em minha trajetória”, contou.

Apaixonada pela música, Dona Mariza também se destacou na Banda Lyra da Paz. “Na época que o saudoso mestre Janjão Rodrigues dirigia a Lyra da Paz, eu fazia parte da Banda. Antes eu já estudava música e quando o Janjão me convidou, entrei e não tive muita dificuldade. Ele era muito carinhoso e me ensinava com muita paciência. As pessoas duvidavam que eu pudesse ficar por ser mulher (risos), mesmo assim não desisti. Foi um período curto, mas inesquecível, pois na mesma época conheci meu amado esposo”, recordou.

“Lembro que em 1961, a banda foi tocar no município de Santo Antônio do Rio Abaixo. E ele (o esposo) José Carvalho estava assistindo e logo se encantou comigo. Foi um pulo para começarmos a namorar e logo nos casamos. Tivemos lindos filhos:  Welington (in memoriam), Glaucia e Graziele. Hoje todos estão casados e sou avó da Amanda, do Felipe, do Tiago e da Izabella. Meus netos são maravilhosos”, comemorou Dona Mariza.

Atualmente, aos 85 anos de idade, Dona Mariza faz parte do Centro de Referência à Saúde do Idoso (CRI) e aproveita todas as atividades ofertadas para a melhor idade do município. “Faço os meus bordados, adoro ocupar meu tempo bordando, mas também realizo as tarefas do lar, ou seja, sou dona de casa. Gosto muito de ler, principalmente os jornais, pois fico por dentro de tudo que acontece e acredito que ter conhecimento nunca é demais. Hoje agradeço ao nosso Senhor Deus por tudo que me concedeu durante minha vida. Digo com orgulho, muita força de viver e continuar a lutar”, finalizou a musicista.

Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro à Dona Mariza, essa senhora de sorriso cativante, mãe exemplar, avó amorosa e amiga de todos.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE CDULTURA