26 NOV 2021
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
3º LIRAa DE 2021 APRESENTA REDUÇÃO NO ÍNDICE EM RELAÇÃO AO ANTERIOR, MAS SEGUE ALTO O RISCO DE SURTO DO AEDES AEGYPTI

CMD, SEXTA-FEIRA 26.11.2021 – O 3º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano aponta o índice de 4,9%, um percentual menor em relação ao anterior, realizado em março de 2021. No entanto, de acordo com a classificação do Ministério da Saúde, o índice ainda representa um alto risco de surto de dengue. É preciso que a população se mobilize para combater o mosquito transmissor não apenas da dengue, mas chikungunya e zika.

Em relação aos locais (criadouros) predominantes, foram achados a maior quantidade de larvas em pneus. Seguidos pelos chamados “depósitos móveis” como: pratinhos, vasos de planta e bebedouros. Também foram constatadas larvas em lixos, sucatas e entulhos. Por fim, foram encontradas larvas em tonel e tambores.

Reforçamos ainda que, caso seja necessário manter os pneus em casa, manha-os em locais protegidos da chuva.

Atenção: os pneus inservíveis podem ser entregues junto com o material reciclável ou cidadão pode solicitar a recolhimento junto ao Departamento de Vigilância em Saúde.

Qualquer dúvida ou para mais informações, entre em contato com o Departamento de Vigilância em Saúde – (31) 3868-2698.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE SAÚDE