18 NOV 2021
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE O PERNILONGO E O MOSQUITO DA DENGUE

CMD, TERÇA-FEIRA 16.11.2021 – Por fazerem parte de famílias diferentes, o mosquito da dengue é o já conhecido Aedes Aegypti e o pernilongo é Culex Quinquefasciatus. Podemos identificar a olho nu as diferenças entre eles, as principais são:

– Cor: o pernilongo (Culex Quinquefasciatus), possui tom monocromático marrom, já o Aedes Aegypti possui o corpo preto com listras brancas. A coloração “zebrada” do mosquito da dengue facilita a sua identificação.
– Tamanho: o tamanho do pernilongo comum é entre 3 a 4 milímetros, enquanto o mosquito da dengue pode medir de 5 a 7 milímetros. Parece pouco, mas é praticamente o dobro do tamanho. Só de bater o olho é possível identificar essa diferença.

– Horário de alimentação: o Aedes Aegypti geralmente ataca próximo do horário do almoço, entre as 9h e 13h. Enquanto isso, os pernilongos possuem hábitos noturnos, costumando procurar alimentos a partir das 18 horas.

– O barulho e a velocidade do voo: enquanto o Aedes Aegypti é um mosquito silencioso e voa com muita agilidade. Já os pernilongos comuns são mais lentos e muito barulhentos.

– Marca da picada: o pernilongo comum deixa sua marca por onde ele passa com pele irritada, coceira e vermelhidão. O Aedes Aegypti não deixa sinais, marcas, dor ou coceira. O mosquito da dengue pica, suga seu sangue e vai embora não deixando nenhum rastro.

Podemos dizer então que o Aedes aegypti é praticamente um ninja dos mosquitos. Silencioso, não deixa rastros e mortal.

Além de transmissão da dengue, é preciso lembrar que o Aedes Aegypti é responsável também pela transmissão da Febre Chikungunya, Febre Amarela e o Zica Vírus.

A Prefeitura esclarece ter conhecimento de aumento do número dos insetos em alguns bairros da cidade, mas o uso de inseticidas neste caso é vedado pelo Ministério da Saúde, que só autoriza o uso de veneno em caso de casos suspeitos/confirmados notificados pelas Unidades Básicas de Saúde do município.

Tanto o Culex quanto o Aedes botam seus ovos no mesmo lugar. Em água parada. A diferença é que o Aedes prefere água limpa e tem ovos muito mais resistentes.

Ajude a combater a dengue, não deixe água parada em nenhum local.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE SAÚDE