16 NOV 2021
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
COMO EVITAR ACIDENTES COM ESCORPIÕES: ENTENDA UM POUCO SOBRE COMO AGIR EM CASO DE ACIDENTES COM O ANIMAL

CMD, TERÇA-FEIRA 16.11.2021 – Os escorpiões estão cada vez mais próximos dos seres humanos e é nesse período do ano que eles mais aparecem, e que os acidentes aumentam. De hábitos noturnos, os escorpiões ficam escondidos durante o dia, e de noite saem para se alimentar. É comum surgirem pela rede de esgoto e, por esse motivo, é bom evitar condições de umidade, como toalha pendurada ou roupa molhada no chão e também tapetes, que servem de abrigo. É importante também chacoalhar roupas e sapatos e, antes de colocar a mão em lugares escuros, olhar bem.

COMO PROCEDER EM CASO DE ACIDENTES

Os acidentes por escorpiões podem ser divididos em três tipos – leves, moderados ou graves – e são mais frequentes na primavera e no verão, épocas em que a população do aracnídeo aumenta devido ao período de reprodução.  O veneno, por ser neurotóxico, é capaz de mexer com todo o sistema nervoso e pode causar muita dor no local da picada, podendo se estender para o membro inteiro. Nesse caso, o médico faz infiltração de anestésico para que a dor fique localizada e diminua rapidamente.

Evoluindo para o caso moderado, a dor ficará mais intensa e o acidente pode causar suor excessivo, náuseas e vômitos, e a partir daí o moderado se torna grave. O agravamento leva à salivação, insuficiência cardíaca, edema pulmonar e até mesmo ao óbito. Para esses dois casos, utiliza-se a soroterapia. O médico avalia quantas ampolas serão necessárias de acordo com a evolução do caso, e o paciente pode ficar internado e em observação. Levar o animal para o atendimento médico pode ajudar a fazer o tratamento adequado mais rapidamente.

Após o acidente, recomenda-se não ingerir nada, muito menos bebida alcoólica. Nada disso vai amenizar a dor e nem agir contra o veneno. Também não é correto colocar gelo ou água fria no local da picada: isso faz com que a dor fique muito maior. A única coisa que age contra o veneno é o soro antiaracnídico e antiescorpiônico.

O que deve ser feito: em primeiro lugar, lavar o local da picada com água e sabão. Para aliviar a dor, pode ser feita compressa de água morna ou quente no local da picada. Depois, é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo para fazer o atendimento apropriado.

Qualquer dúvida, procure o Departamento de Vigilância em Saúde – (31) 3868-2698

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO