27 OUT 2021
SÍFILIS CONGÊNITA: FAÇA O TESTE RÁPIDO GRATUITAMENTE NA UBS!

CMD, QUARTA-FEIRA 27.10.20021 –  Você já ouviu falar em Sífilis Congênita? É a infecção do feto pelo Treponema pallidum (bactéria gram-negativa do grupo das espiroquetas), transmitida por via placentária, em qualquer momento da gestação ou estágio clínico da doença em gestante não tratada ou inadequadamente tratada. Portanto, você que é gestante, venha fazer o teste gratuitamente na Unidade Básica de Saúde. A realização da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro é uma ação da “Semana do combate a Sífilis”, que segue até a próxima sexta-feira (29/10).

Os sintomas em recém-nascidos são: irritabilidade; incapacidade para aumentar de peso ou incapacidade de progredir; secreção com sangue pelo nariz; erupção precoce. Em bebês maiores – dores nos ossos; se nega a mover o membro dolorido; inflamação articular; dentes anormais (dentes cortados); cicatrização da pele ao redor das lesões precoces da boca, dos genitais e do ânus (denominada rágades); perda visual; nebulosidade da córnea; audição reduzida ou surdez; e placas acinzentadas do tipo muco no ânus e na vulva.

Preserve seu bebê, faça o teste rápido!  Ligue e agende um horário em sua UBS de referência.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETÁRIA DE SAÚDE