04 OUT 2021
DIA NACIONAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E DO AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS
Hoje, 4 de outubro, é dia de homenagear os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o profissional responsável por realizar visitas domiciliares, ouvir os relatos da comunidade, identificar os problemas e agravos de saúde e informar a demanda da população à equipe do programa Estratégia de Saúde da Família. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce.

O ACS é uma figura fundamental na saúde da família, pois possibilita que as necessidades da população cheguem à equipe de profissionais, que irá intervir junto à comunidade. O Agente também mantém o fluxo contrário, transmitindo à população informações de saúde.

Já o Agente de Combate às Endemias (ACE) é um profissional fundamental para o controle de endemias. Os profissionais têm como missão ampliar o acesso da população às ações e aos serviços de informação, de promoção e proteção a saúde coletiva em conformidade com as diretrizes do SUS.

Atualmente, existem equipes em todos as regiões brasileiras, com agentes inseridos na comunidade - o que permite a criação de vínculos com a população. O agente de endemias contribui para promover uma integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental. Como está em contato permanente com a comunidade onde trabalha, ele conhece os principais problemas da região. A visita domiciliar tem a finalidade de cuidado e orientação, objetivando à promoção da saúde da comunidade. Essa atividade do ACE realizada fora da unidade de saúde tem como obrigação básica descobrir focos do mosquito Aedes Aegypti, destruir e evitar a formação de criadouros e impedir a reprodução de focos.

Além disso, o ACE vistoria depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, inspeção, cuidados de caixas d'água, calhas e telhados. O trabalho do ACE é de suma importância para saúde pública.

O ACE é um profissional essencial na prevenção, vigilância e controle das doenças.

Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro a todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) que atuam em nosso município.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO