17 AGO 2021
17 DE AGOSTO: DIA NACIONAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL
CMD, TERÇA-FEIRA 17.08.2021 – Hoje é Dia Nacional do Patrimônio Cultural! Esta data de tamanha importância para o Patrimônio Cultural Brasileiro, foi instituído em 1998, como comemoração a criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão que tem como principal meta proteger e preservar os bens culturais do país.

O dia foi escolhido também para homenagear o centenário do historiador e jornalista mineiro, Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido no dia 17 de agosto de 1898. Rodrigo foi responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil e pela criação do Iphan em 1937, onde presidiu até 1967.

Em Conceição do Mato Dentro, três ações serão realizadas em consonância a esta data para que o município possa cada vez mais, cuidar do Patrimônio Cultural que é nossa identidade:

8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais
Evento junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG), em que serão realizadas duas ações de promoção dos detentores de saberes locais com plantas medicinais e o modo tradicional de fazer o queijo. As datas, que serão realizadas no mês de setembro, serão divulgadas em período posterior nas redes sociais da Prefeitura.

Guardiões do Patrimônio: carinho e cuidado
Esta ação visa divulgar os benfeitores e zeladores do nosso Patrimônio, ou seja, pessoas da nossa comunidade que se dispõe de forma voluntária a cuidar das nossas praças e demais espaços públicos da cidade.  A intenção com esta ação é despertar em todos os moradores do município o sentimento de pertencimento e de cidadania em Conceição do Mato Dentro.

SOS Patrimônio – Danificar o patrimônio público é crime
A intenção desta ação é combater a grave depredação do patrimônio cultural do município, que tem crescido de modo alarmante. Seja por furto e ou outras formas de vandalismo devemos denunciar tais atos e conscientizar a população sobre a importância de zelar pelo nosso patrimônio.

PREFEITURA DE CMD
Autor: PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO