16 JUL 2021
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: SRº NÔ DIAS, O GRANDE SERESTEIRO CONCEICIONENSE!

CMD, SEXTA-FEIRA 16.07.2021 – “Amo-te muito, como as flores amam. O frio orvalho que o infinito chora. Amo-te como o sabiá da praia ama a sanguínea e deslumbrante aurora. Oh! Não te esqueças que te amo assim. Oh! Não te esqueças nunca mais de mim” (João Chaves). Quem se recorda da canção na voz potente do Todinho acompanhado dos belos arranjos e acordes dos instrumentos musicais do Grupo de Seresta composto pelos saudosos Teiado, Adão Costa, Sr. Janjão Rodrigues, Antônio Bruno e também por José Sebastião de Aguiar, José Marçal e Nô Dias? Quanta saudade sentimos das noites enluaradas de serestas! Citado por último propositalmente, Nô Dias que com o seu violão nos encantou e emocionou muito nos palcos conceicionenses, hoje embala com ritmo de seresta a série Personalidade de Conceição.

Wilson Dias de Moura conhecido como Nô Dias, nasceu no dia 29 de abril de 1937, em Conceição do Mato Dentro. “Passei minha infância aqui em minha terra natal. Quando me tornei adulto, fui trabalhar em uma empresa cujo nome é Usiminas na cidade de Ipatinga. Lá trabalhei de 1963 a 1966”, relembrando que com a perda da sua mãe se sentiu no dever de retornar e cuidar do pai que já era idoso e precisava de ajuda.

Em 1968, morando novamente em Conceição do Mato Dentro, conheceu Maria da Silva Dias com quem se casou e construiu uma família de quatro filhos: Betânia, Wilson, Cristian e Fernanda. “Todos já estão casados e hoje meus netos são as coisas mais importantes da minha vida. Amo os meus cinco netos: Raony, Geovanna, Júlia, Pedro e Davi”, frisou completando que não pode deixar de mencionar as noras e genros que, segundo ele, são muito cuidados e zelosos.

Sr. Nô Dias foi servidor público e comerciante em Conceição, mas não se sentiu totalmente realizado com os ofícios. “Sou muito grato pelo tempo que trabalhei na prefeitura, gostava bastante do meu trabalho. Fiquei 23 anos no comércio também, foi um período bom, sabe? Conheci muita gente, a vida era movimentada. Mas satisfação mesmo comecei a ter dando aulas de violão. Era uma alegria imensa para mim poder tocar e ao mesmo tempo ensinar”, contou.

“Feliz mesmo eu fui junto aos meus amigos Teiado, Adão Costa, Sr. Janjão Rodrigues, Antônio Bruno e também por José Sebastião de Aguiar, José Marçal e Todinho. Na década de 80 iniciamos um Grupo de Serestas, era muito especial, saíamos nas noites para homenagear famílias e, principalmente as meninas (risos). Era bom demais! A gente tocava em barzinhos, em festas, aniversários… ai como era bom. Viajávamos toda a região tocando em eventos e também para pessoas ilustres como o nosso conterrâneo e saudoso José Aparecido de Oliveira. Agora com a pandemia tudo ficou difícil, mas voltando ao normal espero poder tocar para o público”.

O seresteiro finalizou dizendo: “sou uma pessoa realizada e feliz com a vida que Deus me deu”.

Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro ao Sr. Nô Dias, o grande seresteiro conceicionense que é exemplo de humildade e referência no meio cultural conceicionense.

PREFEITURA DE CMD