09 JUL 2021
ADMINISTRAÇÃO
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: DONA ROSA PICÃO, DE AÇOUGUEIRA A EMPRESÁRIA DA HOTELARIA, MAS SEMPRE VOLUNTÁRIA!

CMD, SEXTA-FEIRA 09.07.2021 – “Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores” (Cora Coralina). Tem uma conceicionense que exala perfume, pois mantem incontáveis flores em seu caminho: estamos falando da dona Rosa Picão. Reservada, mas carrega uma trajetória de momentos difíceis e, sobretudo de muita superação e conquistas que influenciam àqueles que tem oportunidade de conviver com ela. Por sua história impactante e transformadora, hoje a homenageamos no quadro Personalidade de Conceição.

Rosalina de Lima, conhecida como Rosa Picão, nasceu no dia 08 de agosto de 1930, em Conceição do Mato Dentro. “Sou filha de Virgílio da Silva Lima e Aurélia Utsch Lima. Quando criança, tenho recordações de morar no bairro Bandeirinha. Aos 10 anos de idade, sai da escola para trabalhar com meu pai em açougue no Mercado Municipal e continuei nesse ofício até os meus 23 anos de idade”, recordou.

O tempo passou e dona Rosa conheceu José Soares de Paula, o Zé Picão (in memoriam), com quem se casou, tornando-se oficialmente a senhora Rosa Picão, apelido que herdou do marido. “Logo quando casei, nos mudamos para a comunidade do Meloso, onde moramos por sete anos. Depois resolvemos mudar para cidade grande, fomos morar em Brasília e lá exercia a mesma profissão de açougueira”.

Mas… quem é conceicionense não esquece as suas origens e com o tempo a saudade falou mais alto. “Eu voltei para a minha terra amada com meu esposo e fomos morar na fazenda cujo o nome é Ponte Nova. Foram tempos bons, no entanto, eu sentia falta da sede e optamos por voltar definitivamente para Conceição. Compramos uma casa e iniciamos um empreendimento no ramo hoteleiro, abrimos uma pensão”, detalhou.

Dona Rosa Picão lembra que era muito feliz, pois seus hóspedes eram os devotos do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. “Quanta alegria eu sentia em receber os romeiros e todos aqueles que vinham movidos pela fé. Infelizmente, com a pandemia, está tudo parado. Resolvi interromper as atividades por um tempo, mas espero em breve, quando tudo voltar ao normal, que eles retornem para assistir ao Jubileu”, torceu.

Nossa personagem também ocupou o seu tempo em prol do próximo. “Participei de um grupo de mulheres com o nome de AMAS que ajudava famílias necessitadas. Por não ter tido filhos, me sensibilizava muito e me empenhava na doação de cestas básicas, matérias de limpeza e higiene pessoal, agasalho, cobertores, entre outros. Sou muito religiosa e também participava do grupo da igreja chamado Sagrada Face, toda terça-feira eu e minhas amigas íamos rezar o terço, além de realizarmos trabalhos sociais”, contou dona Rosa Picão.

Hoje viúva, dona Rosa Picão sente que perdeu parte de si, mas continua seguindo com persistência. “Nós fomos muito felizes juntos, não é fácil para mim, mas preciso continuar. Apesar de tudo me sinto uma mulher realizada e vencedora. Cuido da casa, das plantas que adoro e cuido com muito amor. Termino dizendo: SE O TEMPO VOLTASSE, EU FARIA TUDO DE NOVO”.

Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro à dona Rosa Picão, essa senhora exemplar, de espírito solidário e cheia de amor ao próximo.

PREFEITURA DE CMD