25 JUN 2021
AMANHÃ A BANDA LYRA DA PAZ COMPLETA 110 ANOS

CMD, SEXTA-FEIRA 25.06.2021 – Como disse Aristóteles, “a música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição”.

A música pode de fato alegrar a alma, tocar um instrumento musical pode ser uma ótima opção para se desligar um pouquinho dos estresses do dia a dia, além de trazer inúmeros benefícios para quem exerce essa prática. A vibração de cada instrumento e a conexão criada com aquele que o toca é como alimento para a alma.

Em Conceição do Mato Dentro, quando falamos de música é impossível não se lembrar da banda musical da nossa comunidade, a Corporação Musical Lyra da Paz.

Criada em 26 de junho de 1911, no então distrito de Conceição do Mato Dentro, pelo maestro João Rodrigues do Carmo e Sousa e fundada na data de aprovação do seu estatuto pelos seus 23 membros iniciais, conforme informações presentes em seus documentos oficiais, arquivados em seu acervo. A Corporação Musical Lyra da Paz foi liderada por anos por João Rodrigues e, logo após, pelo seu filho, o mestre Janjão e pela neta Zizi.

De acordo com relatos de moradores que acompanharam a história da banda de perto, a música se foi juntamente com os sons dos instrumentos com a saída do maestro Eduardo Peixoto que se mudou para Brasília. Retornando para Conceição após 20 anos fora, Eduardo voltou para seu posto de liderança na banda, não medindo esforços para o progresso da corporação, assim resultando em incríveis trabalhos. Tanto que amanhã completa 110 anos de muita música e encanto, proporcionando o ensino da música para crianças, jovens e adultos, além de promover e difundir o ensino musical pela comunidade com acesso gratuito e democrático à arte, ao patrimônio e a cultura.

PREFEITURA DE CMD