21 JUN 2021
O INVERNO CHEGOU!

O INVERNO CHEGOU!

CMD, SEGUNDA-FEIRA 21.06.2021 – Com a chegada do inverno, tem-se um aumento considerável das doenças respiratórias. Esse fato ocorre principalmente devido a maior propagação dos vírus e bactérias que já atuam em um ritmo crescente no dia a dia. O clima úmido favorece tosses, espirros, coriza e crises alérgicas, que aumentam a probabilidade de transmissão das doenças respiratórias. A proliferação dos agentes causadores das doenças respiratórias ganha força com outra situação comum durante o inverno: a aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Uma pessoa com o vírus é o suficiente para o contágio de várias.

As doenças respiratórias que guardam relação com mudanças climáticas são, na maior parte das vezes, as infecciosas, causadas por vírus e, em segundo lugar, por bactérias. Os vírus são responsáveis por várias doenças, entre elas a gripe (influenza), pelo resfriado e o coronavírus é o vírus causador da Covid-19.

Por isso, é importante conhecer os hábitos que expõem as pessoas à contaminação e saber como trazer para a rotina os principais cuidados com a saúde.

Como vimos nas imagens, essas são as 6 dicas primordiais de como se proteger contra essas doenças no inverno, pois trata-se de uma época do ano que favorece o contágio de vírus e bactérias. Portanto, não deixe de realizar uma consulta médica caso você ou um familiar comece a desenvolver os sintomas.

Caso seja preciso ir à um ambiente público, principalmente escritórios e bancos, lave sempre as mãos e use uma máscara.

Traga para a sua rotina os principais cuidados e evite doenças respiratórias no inverno.

PREFEITURA DE CMD