12 NOV 2013
Artesãos conceicionenses recebem a Certificação do Artesanato

O Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Pequeno Empreendedor certificou na data de ontem, 11, dez artesãos conceicionenses que participaram do “Projeto de Fortalecimento da Indústria Artesanal”. Agora estes profissionais passam a ter um importante diferencial no mercado. A cerimônia de entrega foi realizada na Secretaria de Turismo.

O projeto, que é gratuito, iniciou em Julho de 2013 com o objetivo de preparar os artesãos com potencial de crescimento. Eles são instruídos quanto à organização do ateliê, identificação das etapas do processo de produção, levantamento dos custos, formação de preço e venda e estratégias para comercializar.

O projeto é realizado em três etapas e dura cerca de um ano e meio. Logo, estes artesão receberam a primeira das três estrelas do certificado do IQS – Instituto de Qualidade Sustentável e continuarão sob aperfeiçoamento para garantir as demais certificações.

Ritha Jacome, representante do Centro CAPE, explica que o projeto certifica o sistema de gestão, e não o produto. Uma vez tendo uma boa gestão, a qualidade do produto estará garantida. Já a certificação do produto exigiria uma padronização minuciosa, o que deixaria de ser genuinamente artesanal.

Foram certificados:

Eunice da Costa Cândido Rodrigues

Maria Aparecida Duarte Ramos Silva

Alice Augusta Pimenta

Maria do Perpétuo Socorro Reis

Magali Motta Duque

Cláudia Guerra

Irenice Fátima Mariano Bicalho

Maria de Lourdes de Almeida Luchese Horta

Nilce Magalhães Guerra

Renilde Otoni

Feira Nacional do Artesanato

A 24ª Feira Nacional do Artesanato acontecerá de 03 a 08 de dezembro, em Belo Horizonte. Conceição do Mato Dentro estará presente com um estande exclusivo onde os produtos dos artesãos, agora certificados, poderão ser conferidos.