10 MAI 2021
SAÚDE
ESCOLAS QUE SE ABRAÇAM: PREFEITURA FARÁ NOVO INTERCÂMBIO “VIRTUAL” ENTRE ALUNOS DE CONCEIÇÃO E CIDADES PORTUGUESAS

CMD, SEGUNDA-FEIRA 10.05.2021 – Após o sucesso do projeto “Cartas de Lá e de Cá”, que consistiu em um intercâmbio cultural entre estudantes e educadores do município de Conceição do Mato Dentro e Óbidos em Portugal, com trocas de cartas manuscritas que resultaram em um livro, a Prefeitura Municipal se prepara para a segunda edição. A extensão do projeto se chamará “Escolas que se abraçam” e visa estabelecer o “diálogo virtual” entre as escolas sete escolas de Conceição do Mato Dentro, assim como escolas de cidades portugueses de Angra do Heroísmo, Braga, Campo Maior, Lagos, Óbidos e Póvoa de Varzim.

O primeiro intercâmbio teve como tema central a apresentação dos municípios, das escolas, dos costumes, da gastronomia, entre outros aspetos culturais. Agora, o trabalho terá como linha as crianças, as escolas e a PANDEMIA da COVID-19. A intenção é retirar das profundas alterações sociais vivenciadas por todos, em particular o ambiente escolar e os aspetos mais positivos, por meio da elaboração de textos e ilustrações mostrando: como “a minha casa tornou-se uma escola”, ou como “a minha professora é uma youtuber”, e, tantas outras demonstrações de força e resiliência no combate a esta tragédia global.

Um dos objetivos do intercâmbio é permitir às crianças estabelecerem contatos com diferentes comunidades, com características diversas, cujo traço comum tantas vezes se resume à língua portuguesa. Conceição do Mato Dentro tem se esforçado para alargar os horizontes das crianças que vivem em um ambiente rural, muito disperso, sem acesso às condições que em Portugal são consideradas básicas. Todavia, este passo pretende trazer novos instrumentos e conteúdos que possam também ser utilizados posteriormente pelos professores em sala de aula e nas diferentes atividades letivas.

Informamos que assim como o “Cartas de Lá e de Cá”, a fase “Escolas que se abraçam” terá como resultado a edição de um segundo livro impresso, mas também em formato digital, em edição portuguesa e inglesa; videoconferências em tempo real; ações de formação para alunos, professores e animadores, com autores portugueses e brasileiros; e criação de outros conteúdos para ações pedagógicas.

Aguarde novidades sobre o projeto “Escolas que se abraçam”!

PREFEITURA DE CMD