CMD, SEGUNDA-FEIRA 19.04.2021 – Durante um período, pensava-se que as pessoas mais idosas tinham mais chances de desenvolverem a forma grave de infecção por Covid-19. No entanto, atualmente, cada vez mais jovens são infectados pelo vírus, desenvolvendo sintomas sérios e estágios avançados da doença. Este foi o caso do morador de Conceição do Mato Dentro e engenheiro civil, Michael Oliveira de 24 anos, que testou positivo para a Covid no dia 12 de março, teve o quadro agravado e precisou ser internado na Ala Covid da UPA Drº Juvêncio Guimarães no dia 17, foi intubado, transferido para um hospital de Contagem e apesar de viver momentos delicados, venceu a doença.
Confira o depoimento de cura e como tem sido a recuperação do jovem Michael:
“Em Conceição eu fiquei três dias na UPA, recebi os cuidados e fiz o uso da ventilação não invasiva com pressão positiva (VNI). Porém o quadro se agravou e meu pulmão ficou praticamente todo contaminado. O Dr César, médico clínico geral e diretor técnico da UPA, realizou a intubação e meu caso já era muito grave.
Fui transferido para o Hospital Santa Rita, em Contagem. Cheguei sem sinal vital nenhum, os pulmões totalmente comprometidos e lá fiquei nove dias intubado. Neste período fiz a prona (posição de bruços que ajuda a melhorar a função dos pulmões) e todos os tratamentos que os médicos propuseram.
Graças a Deus a cada dia eu fui respondendo bem às medicações e ao tratamento. Com nove dias, eles já estavam preparando para me extubar. Como diminuíram a sedação, eu acordei desesperado e arranquei o tubo com balonete e tudo, uma ação perigosa, mas fiz por ainda não estar totalmente consciente.
Os médicos continuaram o tratamento sem o tubo e eu consegui manter os padrões ventilatórios de forma satisfatória. No último dia de internação no CTI, retiraram o oxigênio e me deixaram em ar ambiente, realizando a transferência para o quarto de enfermaria.
A minha estadia em Conceição foi de três dias só que com a sedação não tenho muita memória. Consigo me lembrar apenas de algumas alucinações por causa da medicação, como sou gordinho e alto, tiveram que usar uma dose de sedação muito grande. Com isso tive muita confusão mental.
Recentemente, estive na UPA e entreguei uma lembrancinha de agradecimento. Quando vi algumas enfermeiras e o motorista Gilmar que realizou o transporte, consegui recordar dos cuidados e muitas coisas que fizeram por mim aqui.
Com certeza, se a equipe médica da UPA de Conceição não tivesse agido com expertise, me intubado e o Gilmar não tivesse chegado tão ágil, 20 minutos depois, eu teria morrido mesmo. Portanto, fiz questão de ir lá pessoalmente agradecer a cada um deles porque sei que fizeram tudo que puderam para salvar a minha vida”.
A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro comemora a recuperação do engenheiro Michael, de todos os outros pacientes que estão vencendo a Covid no município e, agradece aos profissionais que atuam com tanta dedicação, amor e entrega na linha de frente enfrentando bravamente a doença.
PREFEITURA DE CMD
JUNTOS POR UM NOVO TEMPO











