CMD, TERÇA-FEIRA 13.04.2021 – Paralelamente ao enfrentamento da pandemia, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro continua trabalhando incansavelmente a saúde pública como um todo e executando ações continuamente. Um exemplo é o segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano, realizado na primeira quinzena de março. O índice foi de 9,5%, o que significa que o município está com alto risco de surto de dengue, segundo o Ministério da Saúde, e é preciso que a população se mobilize para combater o mosquito transmissor não apenas da dengue, mas chikungunya e zika.
Em relação aos locais (criadouros) predominantes, os chamados “depósitos móveis” como: pratinhos, vasos de planta e bebedouros – inclusive de água para animais domésticos, como: galinhas, cães e gatos – representaram a maioria dos criadouros onde as larvas foram encontradas. Também foram constatadas larvas em depósitos de água utilizados para armazenamento de água, como: caixas d’água e tambores. O achado de larvas em pneus também foi representativo. Por fim, foram encontradas larvas em materiais considerados inservíveis, como: recipientes plásticos, garrafas e latinhas e em ralos, tanques e lajes.
É importante esclarecer que conforme a nota técnica Nº 7 do COES-MG, mesmo com a pandemia, a recomendação do Estado é para que os municípios continuem com as atividades de controle vetorial de arbovirose. Sendo assim, é imprescindível a permissão da visita dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) às residências e estabelecimentos.
Antes de entrar, o ACE deve perguntar se algum morador apresenta sintoma compatível com a síndrome gripal. Além de perguntar se alguém tem idade igual ou superior a 60 anos ou permaneça no grupo de risco para Covid-19, desta forma, a visita domiciliar será suspensa.
Diante da situação, a Prefeitura pede a toda população conceicionense especial colaboração no combate ao mosquito Aedes aegypti, evitando, primariamente, o acúmulo de água parada.
PREFEITURA DE CMD
JUNTOS POR UM NOVO TEMPO