24 OUT 2013
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Em prol do nascimento, crescimento e evolução dos cidadãos

Em exercício desde 2012, o grupo de gestantes do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social de Conceição do Mato Dentro atende mulheres em período gestacional e também dá subsídios após o nascimento do bebê até seu sexto mês de vida. Dentro das atividades do CRAS, este é um trabalho prioritário que tem gerado bons resultados, contribuindo, inclusive, com o aumento do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano do município.

Durante três meses, as gestantes têm palestras com profissionais de diferentes áreas que ensinam procedimentos básicos no cuidado consigo e com os bebês; alertam sobre situações gerais diárias que envolvem maternidade, família e trabalho; esclarecem direitos e deveres; e desenvolvem oficinas onde as mães confeccionam materiais personalizados para os enxovais. “Esses momentos, além de ser uma fonte importante de informação, são também encontros de afinidades e elevação da autoestima”, declara a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Marisa Lages.

Em termos estatísticos, Marisa garante que esse e os demais grupos do CRAS geram impacto positivo no IDH do município, pois fatias socialmente vulneráveis passam a se afastar das linhas de risco com o fortalecimento dos vínculos familiares, aumento de interesse pela elevação escolar e qualidade de saúde. “Uma vez atingidos, eles não nos deixam facilmente, porque o nosso trabalho dá mais que contribuições materiais, mas os acolhe de modo que eles retomam a dignidade e passam a entender que a principal mudança começa de dentro para fora”, disse a secretária sobre as consequências emocionais geradas nos participantes.

Ontem (23) o quarto grupo de gestantes teve seu encerramento, mas as integrantes poderão dar continuidade aos encontros através do grupo de mulheres, que começa na próxima quarta-feira (30), às 8h na sede do CRAS e às 14h no PSF do Córrego Pereira. Com foco diferenciado, o conteúdo informativo não será mais o mesmo, mas elas continuarão a ter momentos de descontração, dedicação a si e lapidação do amor próprio.

Atualmente, são quatro grupos que atendem cidadãos de todas as idades com encontros semanais. Para se inscrever, basta que os interessados se dirijam à sede do CRAS portando seus documentos pessoais. Vale lembrar que a participação nessas atividades é um dos requisitos para se manter inserido no programa Bolsa Família.

Mais informações pelo telefone (31) 3868-2880.

Mulheres aprendem como aproveitar materiais e fazer kits do bebê.

No último encontro, elas receberam os materiais feitos por elas mesmas.

Doação de banheiras e vestuários também fazer parte da ação do CRAS.

Ao final, as mulheres foram homenageadas pela equipe do CRAS.