CMD, SEXTA-FEIRA 12.03.2021 – E se nós te contarmos que uma das moradoras do bairro Matozinhos chegou aos 107 anos de idade cheia de vitalidade, alegria e muita história para contar? Estamos falando da dona Anna Ferreira de Andrade, conhecida carinhosamente por dona Ninota, sem dúvidas, uma personalidade conceicionense.
No ano passado, já havíamos falado sobre ela, com retorno do quadro “Personalidades de Conceição”, as sexta-feiras, vamos incluí-la novamente para relembrarmos parte da sua história.
Dona Ninota nasceu no dia 16 de setembro de 1913, na extinta comunidade da Ferrugem, região do Sapo, em Conceição do Mato Dentro e é uma dos 13 filhos dos saudosos seu Benigno Ferreira de Andrade e dona Josefina Rosa das Dores.
Casou-se aos 17 anos com Geraldo Ribeiro, teve dois filhos, Maria Ferreira de Oliveira e Bastião Ferreira e Andrade. No entanto, dona Ninota ficou viúva cedo e criou os filhos trabalhando em lavouras de café e com venda de adubo orgânico e capim. O marido e os filhos faleceram, mas a conceicionense segue forte curtindo os seis netos e nove bisnetos.
Entre as estórias contadas pela dona Ninota, a que mais a emociona é a reforma do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, na década de 30 que pode participar e demonstrar sua fé e devoção. Inclusive, ela gosta de lembrar dos tempos de romaria em que saía da comunidade da Ferrugem, onde viveu por mais de 70 anos, e caminhava a até o Santuário para celebrar o Jubileu.
Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro à dona Ninota, a conceicionense de 107 anos!
PREFEITURA DE CMD
JUNTOS POR UM NOVO TEMPO