CMD, TERÇA-FEIRA 12.01.2021 – Nessa segunda-feira (11/01), a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro realizou uma operação para o desligamento de captações irregulares de água dentro do Parque Natural Municipal Salão de Pedras. As residências e estabelecimentos que faziam uso delas já são abastecidos pela COPASA e os usuários, anteriormente, haviam sido notificados sobre a necessidade do desligamento. A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana compareceu ao local das captações nos bairros Bela vista e Maranhão e recolheu as mangueiras utilizadas.
É importante lembrar aos cidadãos (as) conceicionenses, que o Parque Natural Municipal Salão de Pedras é uma unidade de conservação de proteção integral; por isso, de acordo com a Lei Federal n°9.985/2000, é admitido apenas o uso indireto dos seus atributos naturais. A mesma lei citada define como uso indireto aquele que não envolve consumo, coleta, danos ou destruição dos recursos naturais. Dentro do parque existem várias nascentes, e a interferência humana em alguma delas compromete tanto a qualidade quanto a quantidade da água dos córregos e ribeirões da região.
Ressaltamos ainda sobre a preservação dos ecossistemas e recursos hídricos da unidade de conservação. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana continuará atuando para coibir e combater o uso indevido de recursos naturais do parque. É de suma importância que a população compreenda a necessidade de operações como essa, não como uma ação punitiva e sim educativa.
SAIBA MAIS SOBRE O PARQUE
O Parque Natural Municipal Salão de Pedras também faz parte da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, internacionalmente reconhecida por sua importância na preservação da diversidade biológica do planeta. A sua vegetação apresenta características de Cerrado e Mata Atlântica e seus ecossistemas são considerados frágeis. Entre os problemas recorrentes de conservação estão erosões, fogo, invasões, presença de animais domésticos e uso indevido da água de seus córregos. A preservação e a prevenção dos impactos ambientais na unidade de conservação é, portanto, fundamental para o desenvolvimento sustentável do município, garantindo qualidade de vida para nossas próximas gerações.
A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro convida a todos (as) para abraçarem a causa em prol da proteção das unidades de conservação. Você cidadão (a) será o maior beneficiado, seja parceiro (a) do poder público nestas iniciativas!
PREFEITURA DE CMD
JUNTOS POR UM NOVO TEMPO