08 JAN 2021
CMD ACONTECE
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: LURDINHA MAJÓ, FAMOSA NAS ESCOLAS, PELOS PASTÉIS DE ANGU E ARTESANATO CONCEICIONESE

CMD, SEXTA-FEIRA 08.01.2021 – Quem não conhece a Lurdinha Majó? É difícil um (a) conceicionense dizer que nunca a viu pessoalmente ou que pelo menos não tenha ouvido falar em seu nome. É por isso, que hoje homenageamos no quadro “Personalidade de Conceição”, Maria de Lourdes de Almeida Luchese Horta, a nossa querida Lurdinha Majó.

Nascida e criada em Conceição do Mato Dentro, na subida da Santana, Lurdinha Majó está entre os 14 filhos do saudoso Seu João Luiz de Almeida e da Dona Jacira Luchesi de Almeida. Cresceu observando os pais trabalharem, Seu João era mestre de ofício em arreios (cela) e deixou seu legado no artesanato em couro, gerando muitos empregos na cidade com a produção, além de arreios, de sandálias, bolsas e até capa para merendeiras (sensação do momento entre os estudantes). Já Dona Jacira trabalhava lado a lado com o esposo, mas nos momentos de folga bordava e fazia esculturas em papel machê e bonecas.

“Com a minha mãe voltada para o papel maché e o meu pai para o artesanato em couro, fui tomando gosto pelos trabalhos manuais”, contou Lurdinha acrescentando que a sua formatura no Instituto São Joaquim foi um divisor de águas em sua carreira. “Eu queria usar uma sandália de amarrar nas pernas, mas no lugar do couro pedi ao meu pai para colocar cetim. Ele aceitou a proposta desde que eu o ajudasse, e, foi assim que iniciei”, relembrou nossa personalidade.

Lurdinha se formou e logo começou a trabalhar com sua família. “Comecei costurando sandálias, as desenhava no couro e meu pai concluía o trabalho, aos poucos fui ganhando experiência e me aprimorando como artesã”, detalhou.

O tempo passou e Lurdinha seguiu seu caminho como professora, lecionou em vários distritos e escolas da sede durante 32 anos, ou seja, até se aposentar. Nesse período, também conheceu o conceicionense Geraldo Magela Horta da Silva, famoso na arte culinária de Conceição. Discípulo do Chico da Docha, ele aprendeu a famosa receita do pastel de trigo. Lurdinha e Geraldo se casaram e juntos tiveram dois filhos: Aloísio Luchesi de Almeida Silva e Tarcísio Luchesi de Almeida Silva.

Ao lado de Geraldo, atualmente Lurdinha produz pastel de angu, receita que aprendeu na infância com a sua mãe. “Lá em casa, o fubá era muito presente na nossa cozinha e tudo que minha mãe fazia envolvia o ingrediente. Até hoje sigo a receita que ela me ensinou”, explicou Lurdinha.

Mesmo atuando na culinária, a conceicionense não deixa de lado o que aprendeu com os pais. Ela continua trabalhando com artesanato em papel machê usando a técnica de papietagem, se dedica a restauração de santos, entre outras propostas artesanais.

Sem dúvidas, Lurdinha é uma conceicionense que merece o nosso respeito e admiração.

Esta é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro à Lurdinha Majó.

PREFEITURA DE CMD