23 DEZ 2020
NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro lamenta o desaparecimento do homem de 29 anos, ocorrido no último domingo (20), enquanto nadava no rio Piraquara. Informamos que o local do ocorrido trata-se de uma área privada, desta forma não se encontra sob a gestão da Prefeitura. No entanto, a instituição está se empenhando ao máximo nas buscas pelo corpo do rapaz.

É importante ressaltar que desde domingo contamos com a presença do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte. As buscas se iniciaram com três (3) equipes compostas por nove (9) militares. Na segunda e terça-feira, uma (1) equipe de quatro (4) militares atuaram no local. Contamos também com o apoio da Defesa Civil, Brigada da Anglo American, os voluntários da Secretaria Municipal de Turismo e os Guardas Parque da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (os últimos conhecem muito a área e são capacitados para esse tipo de ocorrência).

As buscas foram retomadas na manhã desta quarta-feira (23), às 07h30 com estimativa de interrupção ao anoitecer, caso o corpo não seja encontrado.

IMPORTANTE!

Pedimos a população que não se dirija ao local, com a grande quantidade de chuvas dos últimos dias o rio se encontra cheio e a presença popular, além de prejudicar os trabalhos das equipes técnicas também está sujeita a riscos como, por exemplo, tromba d’água.

Recebemos por meio das redes sociais um vídeo sugerindo que boias sejam colocadas no local para auxiliar em possíveis resgates. Em relação a sugestão esclarecemos que:

• O local em questão é uma área particular, ou seja, não está sob a gestão Prefeitura;
  • Existe a questão do vandalismo que impossibilita esse tipo de ação;
  • O socorro à vítimas de afogamento deve ser realizado por um profissional especializado. Neste caso, se as boias não forem manuseadas corretamente podem colocar em risco outras pessoas, além da vítima.

Considerando a proximidade do verão e quantidade de atrativos existentes em áreas particulares, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro Dentro está estudando algumas ações para auxiliar a comunidade e

evitar e/ou ao menos tentar amenizar estes acidentes.

Conforme esclarecemos no post anterior, mesmo os pontos turísticos públicos estando fechados devido à Onda Vermelha no município, as pessoas continuam frequentando espaços particulares.

Tomem muito cuidado:

• Observem o movimento das águas;
  • Observem o que está vindo junto das águas, folhas troncos e lixos;
  • Barulho das águas – isto deve e/ou pode ser um sinal de tromba d’água.

➡️ Confira em nossas redes sociais a publicação sobre dicas para evitar afogamento.

PREFEITURA DE CMD