10 DEZ 2020
SAÚDE
EM PARCERIA COM A PREFEITURA, HOSPITAL IMACULADA CONCEIÇÃO RETOMA OS PROCEDIMENTOS DE LAQUEADURA

Na foto a paciente Daniele Araújo, que realizou o procedimento na última quarta-feira (09)

CMD, QUINTA-FEIRA 10.12.2020 – Toda mulher tem direito de utilizar métodos contraceptivos, ou seja, aqueles que evitam uma possível gravidez como o uso da pílula regularmente, injeção, DIU (dispositivo introduzido no útero) e a famosa laqueadura que promove a esterilização definitiva. A última é o sonho de muitas mulheres, sobretudo das que já possuem dois ou mais filhos. Entendendo essa necessidade, o Hospital Imaculada Conceição (HIC), em parceria com a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, retornou com os procedimentos de laqueadura no último mês.

De acordo com a diretora do HIC Sheila Silva, o procedimento voltou a ser realizado a princípio nas pacientes que estavam agendadas no início do ano e não conseguiram realizá-lo devido à pandemia do coronavírus. “Retomamos no dia 18 de novembro, após uma deliberação do Ministério da Saúde e até a presente data 09 pacientes já foram operadas”, comemorou a diretora.

Sheila explica que para realizar o procedimento a paciente precisa procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, realizar o planejamento familiar, aguardar a emissão da Autorização de Internação Hospitalar (AIH) e posteriomente a autorização da central de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, que realiza o encaminhamento para o HIC conforme disponibilidade de agenda. “Após análise dos exames laboratoriais e emissão do risco cirúrgico, nós do HIC entramos em contato com as pacientes agendando o dia e horário da cirurgia”, completou a diretora do hospital.

Segundo Sheila, é importante frisar que para a realização da laqueadura a paciente precisa atender os seguintes pré-requisitos: ter mais de 25 anos de idade, no mínimo 02 filhos vivos, além de realizar junto à equipe de saúde o planejamento familiar bem como estar com a AIH autorizada pela Central de Regularização da Secretaria Municipal de Saúde.

Estão envolvidos no procedimento de laqueadura os ginecologistas e obstetras: Drª Adriana Paula Alves dos Santos e Drº Ricardo Romualdo de Sa; e o anestesiologista Drº Maurício de Melo Garcia.

PREFEITURA DE CMD