CMD, TERÇA-FEIRA 01.12.2020 – Assim como toda pessoa que nasce precisa ter um registro para comprovar quem é, todo proprietário de terra também deve ter registro para provar que é dono. A partir desta terça-feira (01/12), mais 65 famílias poderão não apenas dizer, mas comprovar que possuem propriedades rurais. Trata-se da cerimônia de entrega de títulos do Programa de Regularização Fundiária do Governo do Estado de Minas Gerais, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, que aconteceu na Câmara Municipal.
O evento cumpriu todas as medidas de segurança e protocolos sanitários necessários e contou com a presença, além dos beneficiados, do prefeito Zé Fernando, da vice-prefeita Ivete Otoni, do secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Gumercindo, do superintendente de Regularização Fundiária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Pedro José Campos Garcia, do gerente Regional da Emater Wagner Vicente de Almeida, da extensionista de Bem Estar da Emater Mariza Gusmão e do presidente da Câmara, vereador Claudio Alexandre Oliveira (Claudinho Ziriguidum) compondo a mesa simbólica. Outras autoridades também estiveram presentes.
De acordo com a extensionista de Bem Estar da Emater Mariza Gusmão, a parceria firmada entre a prefeitura e a Emater tem dado bons frutos. “É um trabalho que não conseguimos mensurar os benefícios. Quero parabenizar a todos que estão recebendo seus títulos. Esse documento será como um filho, é um bem que cada um tem, é o pedaço de terra de vocês”, comemorou.
O gerente Regional da Emater Wagner Vicente de Almeida, enfatizou a importância da união entre os órgãos para essa conquista. “A força do poder público estadual, municipal e do sindicato foram fundamentais para conseguirmos esses títulos”, disse acrescentando que o documento, além de comprovar a posse também traz dignidade.
“É com satisfação que viemos fazer essa entrega, representando a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini. Mais duas entregas devem acontecer em Conceição do Mato Dentro, com previsão para o 1º e 2º semestre de 2021”, garantiu o superintendente de Regularização Fundiária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Pedro José Campos Garcia. “O registro de terra é a porta de entrada para outras políticas públicas”, completou.
As famílias deverão registrar a posse das terras em cartório. Lembrando que o registro da propriedade é gratuito e assegurado pela Lei Estadual 20.397/2012. Para esclarecimentos, basta procurar o Sindicato dos Produtores Rurais do município, cujo o presidente é o José Rodrigues de Almeida, o Zé Paquinha.
PREFEITURA DE CMD
JUNTOS POR UM NOVO TEMPO