01 DEZ 2020
MONUMENTO PIRULITO SERÁ RESTAURADO PELA PREFEITURA

CMD, TERÇA-FEIRA 01.12.2020 – “É logo ali, perto do pirulito”, “Sabe o pirulito? Estou aqui do lado!”, “Te encontro lá no pirulito”… Além de ser ponto de referência e um dos locais mais conhecidos de Conceição do Mato Dentro, o que muitas pessoas não sabem é que o monumento Pirulito é um bem do município tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). E é com satisfação que a Prefeitura Municipal anuncia a restauração completa desse espaço presente no cotidiano conceicionense.

Localizado em ponto de grande movimento e importância estratégica da cidade, o restauro do Pirulito faz parte das ações do município pelo ICMS Cultural, que um é programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse de recursos.

A empresa licitada para execução foi a Cantaria Conservação e Restauro – LTDA, processo licitatório 048/2019 – Tomada de Preço 012/2019. O valor da obra (R$ 89.982,33) foi definido com base na Planilha SETOP – que se trata do documento referencial de preços para as obras de engenharia do Estado de Minas Gerais.

IMPORTÂNCIA DO PIRULITO

Este espaço de uso público possui grande importância simbólica, já que proporciona a legitimação das manifestações sociais e culturais regionais, referência de localização para o centro histórico da sede e também uma área de descanso e apreciação passageira da cidade para seus usuários.

O projeto prevê a criação de uma rotatória, a colocação de relógio em estilo “Art Nouveau” (arte nova), projeto de paisagismo e iluminação, implementação de sistema hidráulico e restauração da coluna com o aço Corten, que é um aço patinável três vezes mais resistente à corrosão que o aço comum, utilizado na estrutura da Catedral de Brasília, além de restauração dos azulejos que foram pintados pela artista plástica conceicionense Virginia Ferreira.

O painel a ser restaurado retrata um tema festivo e tradicional da cidade: a Festa do Rosário com seus atrativos culturais como o Pipiruí e a Marujada.

Quer conhecer mais sobre cultura, história e patrimônio histórico do nosso município, além de conhecer o projeto deste bem cultural? Você está convidado (a) a ir até a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico. Rua Raul Soares, 209 – Centro. Telefone (31) 3868-2835.

PREFEITURA DE CMD