05 AGO 2020
CULTURA
CONCEIÇÃO MAIS CULTURA: CONHEÇA O SIGNIFICADO DOS ADEREÇOS DO CRUZEIRO DA FORCA!

CMD, QUARTA-FEIRA 05.08.2020 – Com a 4ª colocação no ICMS Patrimônio Cultural, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro se destaca na preservação e também no resgate dos patrimônios do município, mantendo viva a memória e a história conceicionense. A novidade mais recente é a restauração do Cruzeiro da Força, anunciada na última semana.

Com a divulgação da notícia, alguns cidadãos pediram esclarecimentos sobre o significado dos adereços que compõem o Cruzeiro da Forca que traz em si as representações das Armas de Cristo. As representações artísticas dos instrumentos da Paixão d”Ele, podem incluir diversas combinações.

Conheça os significados dos objetos ligados ao martírio de Cristo:

01- A cruz na qual Jesus foi crucificado (Vera Cruz), sozinha ou juntamente com as cruzes dos dois ladrões;

02- O galo que cantou depois da terceira negação de Pedro;

03- A escada utilizada durante a Deposição da Cruz. Retirar o corpo de Cristo;

04- Coroa de Espinhos. Colocada na cabeça de Jesus;

05- Os pregos ou cravos utilizados nas mãos e nos pés de Jesus;

06- O pilar ou coluna onde Jesus foi amarrado durante sua flagelação;

07- O chicote (ou chicotes) utilizado(s) para desferir as 39 chicotadas;

08 – A caveira lembrando a humanidade de Jesus. Machado usado para fazer a cruz;

09- O vaso de mirra utilizado para ungir Jesus;

10- O alicate utilizado para remover os pregos depois;

11- As trinta moedas de prata (ou o saco de dinheiro), o preço pago pela traição de Judas Iscariotes;

12- Manto Onde o corpo de jesus foi colocado depois da crucificação e foi rasgado ao meio;

13- A vasilha utilizada para manter a bile e o vinagre que foram dados a Jesus durante a crucificação.

Atualmente, quem passa pelo local já deve ter percebido que a cruz se encontra sem os adereços. Os objetos foram recolhidos para o processo de restauração.

RELEMBRE A HISTÓRIA!

Localizado no ponto mais elevado do conjunto urbano no município, o Cruzeiro da Forca recebeu esse nome, pois no mesmo local se instalava antigamente a forca dos escravos e criminosos condenados por crimes bárbaros. Formado por uma grande cruz de braúna, madeira típica da região, possuía também fixados em sua estrutura, elementos que retratam objetos e utensílios utilizados na paixão e morte de Jesus Cristo.

No entanto, devido à ação do tempo, o cruzeiro teve seus elementos originais degradados. Sendo assim, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro realiza o seu restauro e informa que já estão em trâmite os procedimentos relacionados à revitalização da praça em seu entorno.

PREFEITURA DE CMD