19 SET 2013
Secretaria de Saúde na busca por novos sorrisos

Profissionais da saúde estiveram reunidos ontem no I Fórum de Saúde Bucal do Município. Dentistas, enfermeiras e agentes comunitárias mapearam os principais problemas encontrados em cada região de Conceição do Mato Dentro e debateram soluções que, embora avaliadas de maneira segmentada, apresentaram-se comuns para todos os distritos. Ações preventivas serão postas em práticas a partir de segunda-feira.

Nas mesas redondas, duas questões chaves indicaram os novos caminhos que a Secretaria Municipal de Saúde deverá percorrer. As respostas de “O que eu posso fazer para melhorar a saúde bucal do distrito onde trabalho?” e “Quais as principais necessidades da região?” revelaram que a maioria da população está carente de orientações básicas de higiene. Com esta análise, novas atividades de visitas domiciliares e distribuição de escovas dentais terão início já na próxima semana. As causas da cárie, a importância do uso individual da escova e o cuidado com as próteses são exemplos do que será abordado porta a porta.

O trabalho em conjunto com as escolas também será reforçado. A prática da escovação após a merenda condiciona o aluno a repetir a higiene em casa, tornando-o um importante aliado para disseminação da educação sanitária no ambiente familiar.

Um cronograma de palestras será estipulado ainda para que, além de suprir as lacunas informativas, os profissionais estejam mais próximos da sociedade, ganhando confiança e o direito de cobrar atuação, tanto do povo, quanto das instituições parceiras. O principal objetivo é mostrar que mesmo em condições limitadas, cada um pode fazer sua parte, promovendo qualidade de vida para todos.

Conceição Sorridente

O I Fórum de Saúde Bucal marcou o início do “Programa Conceição Sorridente”, que consiste na implantação de consultórios dentários em todos os distritos e a consequente contratação de mais odontólogos.