10 ABR 2020
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO: ENTENDA COMO O INFORME DIÁRIO É CONSTRUÍDO!

CMD, SEXTA-FEIRA 10.04.2020 – Desde o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) em Minas Gerais e a notificação dos primeiros casos suspeitos da doença no município, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro adotou a postura de informar à população diariamente por meio do Boletim Epidemiológico, sobre a evolução do vírus na cidade.

O Boletim Epidemiológico é composto pelos seguintes dados:

➡ Casos suspeitos: pacientes notificados com síndrome gripal pelos profissionais de saúde. Nestes casos não há coleta de material para a realização de exame específico para a detecção do coronavírus, uma vez que estes não atendem as indicações atuais para a testagem, conforme determina o protocolo de atendimento do Ministério da Saúde.

➡ Em investigação: exames coletados aguardando resultado do Governo do Estado. Vale ressaltar que diante da recomendação do Ministério da Saúde, só estão sendo coletados exames de pacientes graves ou profissionais de saúde.

➡ Descartados: exames coletados que não testaram positivo.

O Boletim Epidemiológico ainda não inclui os itens confirmados e nem óbitos investigados, pois não existem, até o momento, confirmações e nem óbitos de casos suspeitos no município. Caso surjam, os dados serão incluídos na postagem.

COMO O BOLETIM É FEITO?

Todos os dias, após às 17h, horário em que as Unidades Básicas de Saúde UBS’s são fechadas, a equipe da Vigilância em Saúde contabiliza todas as notificações e ocorrências do dia e as encaminha para a comunicação do município.

A comunicação compila os dados e divulga o boletim diariamente às 18h, nas redes sociais, site oficial e canais de WhatsApp. É válido mencionar que o texto do boletim é padrão, sofrendo alterações apenas quando há algum fato novo que necessita de destaque e esclarecimentos. Na ausência destas informações, apenas os dados numéricos são alterados.

A Prefeitura destaca também que além dos canais oficiais, a Rádio Bom Jesus FM 98,7 também divulga o boletim no período noturno como forma de alcançar a população como um todo, sobretudo dos distritos, que não dispõem de internet.

Em relação aos questionamentos relacionados aos dados específicos dos pacientes (nome, idade, bairro, entre outros), a Prefeitura reafirma que não serão divulgados. Este tipo de informação somente será apresentada caso haja recomendação da Secretaria de Estado de Saúde.

Sobre os testes, a Prefeitura manifesta preocupação em relação à demora do Estado na confirmação laboratorial dos casos suspeitos. Em Conceição do Mato Dentro, seguindo a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde, até o momento, apenas uma amostra foi encaminhada para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), tendo o resultado negativo.

É importante ressaltar que a Prefeitura tem trabalhado incansavelmente para fazer a informação chegar até os cidadãos de forma rápida, clara e transparente. No momento, há uma impossibilidade de responder todos os questionamentos citados nas páginas, entretanto os mesmos estão sendo levantados e respondidos na medida do possível, por meios de outras publicações, vídeos e entrevistas na rádio.

Apesar de Conceição do Mato Dentro ainda não ter casos confirmados, o Ministério da Saúde alerta para um cenário preocupante. As medidas de distanciamento social devem ser mantidas. É hora de reforçar os hábitos de higiene, evitar aglomerações e ficar em casa: uma responsabilidade de todos.

PREFEITURA DE CMD