⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
CMD, QUARTA-FEIRA 11.03.2020 – Em fevereiro de 2020 o Ministério da Saúde declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional, em decorrência da infecção humana pelo novo Coronavírus – COVID-19. Até a última terça-feira (10/03), são 34 casos confirmados no Brasil e 893 permanecem em investigação. Em Minas Gerais foi confirmado 1 caso da doença e, em Conceição do Mato Dentro, até o momento, não foram registrados casos suspeitos. Porém, o município está atuando de forma preventiva, preparando-se para o atendimento a possíveis casos de COVID-19.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No dia 02 de março, os profissionais de saúde ligados à assistência e vigilância reuniram-se na Vigilância em Saúde para uma reunião introdutória, na qual foram discutidos os materiais publicados pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, como o Protocolo de Manejo Clínico dos casos de COVID-19 e o Plano de Contingência Nacional e Estadual para infecção pelo COVID-2019.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Diante da necessidade de organizar o serviço municipal de saúde para o atendimento a possíveis casos, bem como implantar o Protocolo de Manejo Clínico proposto para a doença, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a contratação de um profissional médico infectologista, para auxiliar na capacitação dos profissionais de saúde e na elaboração de um Plano de Contingência Municipal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Assim, no dia 04 de março reuniram-se no Hospital Imaculada Conceição os coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital Imaculada Conceição e dois representantes da Anglo American, juntamente com a médica infectologista Dra Raquel Bandeira para definir as estratégias para o enfrentamento do COVID-19 e para a organização do serviço de saúde municipal para o atendimento a possíveis casos suspeitos da doença.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na parte da manhã os servidores presentes participaram de um curso teórico-prático avançado para lideranças da equipe de saúde. Estavam presentes as referências técnicas da UPA Dr. Juvêncio Guimarães, Hospital Imaculada Conceição, Atenção Primária à Saúde, Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde e Anglo American, além da Secretária Municipal de Saúde, Marizélia Radicchi e do Secretário Adjunto de Saúde, Geraldo Minelli.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na parte da tarde os servidores discutiram o Protocolo de Manejo Clínico estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, com vistas ao esclarecimento das dúvidas. Também foi discutido o Fluxo de atendimento dos pacientes com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus nas unidades de saúde de nosso município. Dra Raquel Bandeira visitou as dependências do Hospital Imaculada Conceição e da UPA Dr. Juvêncio Guimarães, a fim de conhecer a realidade de nosso município e contribuir para o planejamento das ações de enfrentamento à doença.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além das lideranças da equipe de saúde, também serão capacitados os profissionais que prestam assistência direta aos pacientes. O objetivo é que os protocolos sejam seguidos rigorosamente, para que os casos suspeitos sejam identificados e atendidos precocemente, evitando a disseminação da doença em nosso território.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus, que causa a doença de coronavírus – COVID-2019 foi descoberto em 31/12/2019, após casos registrados na China. A doença é similar a uma gripe, mas alguns casos podem ficar graves.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para prevenir o contágio é preciso:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
• Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
• Evitar tocar nos olhos, boca e nariz com as mãos não lavadas;
• Evitar contato próximo com pessoas doentes;
• Ficar em casa quando estiver doente;
• Manter os ambientes ventilados;
• Não compartilhar objetos pessoais (pratos, copos, talheres).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que não há motivos para alarde e recomenda que, em caso de viagem ao exterior ou contato com caso suspeito ou confirmado de COVID-19 e na presença de febre e sintomas respiratórios (dor de garganta, tosse, dificuldade de respirar), procure a unidade de saúde mais próxima para atendimento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na foto: a médica infectologista Dra Raquel Bandeira
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
PREFEITURA DE CMD
JUNTOS POR UM NOVO TEMPO