24 JAN 2020
SAÚDE
PRIMEIRO LIRAA DE 2020 APONTA ÍNDICE DE INFESTAÇÃO DO AEDES AEGYPTI EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

CMD, SEXTA-FEIRA 24.01.2020 – O primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Vigilância em Saúde indicou que existem imóveis que estão infestados pelo mosquito A. aegypti. O LIRAa foi realizado entre os dias 13 a 17 de janeiro, no qual foram pesquisados 432 imóveis. Resultados com índices de até 0,9% indicam condições satisfatórias; índices entre 1% e 3,9% indicam situação de alerta e índices iguais ou superiores a 4% indicam risco de surto. Conceição do Mato Dentro, assim como outras cidades de Minas Gerais encontra-se na categoria com índices iguais ou superiores a 4% e é preciso que a população se mobilize para combater o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

O LIRAa é realizado em uma porcentagem de imóveis do município e consiste em um levantamento da presença de larvas de mosquitos em criadouros contendo água parada. Os bairros a serem pesquisados, bem como os quarteirões a serem trabalhados em cada bairro são determinados por um sistema de informação padronizado, utilizado por todos os municípios que realizam LIRAa. No caso de Conceição do Mato Dentro, em cada quarteirão podem ser visitados 20% ou 50% dos imóveis, dependendo do número de residências ou estabelecimentos existentes nos bairros e quarteirões a serem pesquisados.

Em relação aos locais (criadouros) predominantes, os chamados “depósitos móveis” como: pratinhos, vasos de planta e bebedouros – inclusive de água para animais domésticos, como: galinhas, cães e gatos – representaram a maioria dos criadouros onde as larvas foram encontradas. Também foram constatadas larvas em depósitos de água utilizados para armazenamento de água, como: caixas d’água e tambores. O achado de larvas em pneus também foi representativo. Por fim, foram encontradas larvas em materiais considerados inservíveis, como: recipientes plásticos, garrafas e latinhas e em ralos, tanques e lajes.

Diante da situação, a Secretaria Municipal de Saúde pede a toda população conceicionense especial colaboração no combate ao mosquito A. aegypti, evitando, primariamente, o acúmulo de água parada. Destaca-se que estamos vivenciando o período sazonal da doença, representado pelo verão, com a presença de calor e umidade, que favorecem a proliferação do mosquito. Quando se fala em combate, as ações de controle devem acontecer o ano todo, mas nessa época do ano é preciso estar ainda mais atento.

Dentre as ações que podem ser realizadas pelos moradores em suas residências, destacamos:

Não utilizar pratos nos vasos de plantas ou preenchê-los com areia, para evitar o acúmulo de água;

Os recipientes utilizados como bebedouros para animais domésticos devem ser lavados, no mínimo, uma vez por semana, com água, sabão e bucha, de modo a remover possíveis ovos que estiverem aderidos na parede do recipiente. Os ovos não podem ser vistos a olho nu e simplesmente trocar a água do bebedouro é insuficiente;

Os recipientes que armazenam água para consumo humano, devem estar tampados e bem vedados, sem a presença de frestas ou buracos. No caso dos recipientes que estão ao nível do solo, como tambores, estes também precisam estar fechados, pois, do contrário, servem de criadouro para o mosquito. Caso não possuam tampa, entre em contato na Vigilância em Saúde para solicitar uma tela para vedar o recipiente, que é instalada pelo Agente de Endemias. Outra medida possível é a utilização de água sanitária, desde que a água armazenada não seja utilizada para consumo humano. Se a água armazenada for utilizada para outros fins (lavar calçadas e roupas, por exemplo), basta adicionar 02 copos de água sanitária a cada 200 litros de água. O tratamento deve ser repetido semanalmente, preferencialmente em dia fixo;

Em relação aos pneus em desuso, se for indispensável mantê-los, estes devem ser guardados em local coberto, para que não acumulem água. Se dispensáveis, entre em contato na Vigilância em Saúde e solicite o seu recolhimento;

O lugar do lixo é na lixeira! Limpe seu quintal, recolha plásticos, garrafas, latinhas e todo material inservível que acumule água;

Não deixe água parada em lajes, tanques e calhas;

Tampe vasos e ralos em desuso;

Permita sempre o acesso dos agentes de endemias em sua residência ou estabelecimento comercial. Juntos, podemos manter o Aedes longe de nós e evitar a Dengue, a Chikungunya e Zika.

Como lembra a Campanha da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais para o ano de 2020, “Quando você culpa o vizinho, o mosquito ganha terreno”. Assim, se cada um cuidar do seu quintal e fizer a sua parte, contribuiremos para o efetivo combate ao A. aegypti.

PREFEITURA DE CMD