13 NOV 2019
CACHAÇA, QUEIJO E CERVEJA SÃO DESTAQUES NA 2ª EDIÇÃO DO ARTESANAL

Festival reúne produtores e vendedores artesanais em quatro dias de festa no Mercado Municipal Maurílio Lages.

CMD, QUARTA-FEIRA 13.11.2019 – A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro e a Coreto Cultural realizam a 2ª edição do Artesanal – Festival da Cachaça, do Queijo e da Cerveja de Conceição do Mato Dentro. Shows, exposição e venda de produtos, concurso de queijos e palestras fazem parte da programação que acontece de 14 a 17 de novembro, no Mercado Municipal Maurílio Lages e no Largo do Mercado. A programação é gratuita e aberta ao público.

Sucesso em 2018, o Artesanal ressalta o compromisso de firmar Conceição do Mato Dentro como um dos principais polos gastronômicos e culturais de Minas Gerais. Em sua 2ª edição, o Festivals se fortalece como uma experiência gastronômica carregada das tradições, culturas e sabores da cidade. A novidade de 2019 é que a programação do evento, desta vez, será distribuída em 4 dias, diferente da edição anterior que teve apenas dois. Além disso, a final do 14º Festival Gastronômico Sabores do Mato Dentro acontecerá dentro do Artesanal, no dia 16 (sábado).

Além dos queijos, cachaça e cerveja, o Artesanal ainda traz para o Largo do Mercado grandes shows e atividades. Silvia Gomes, Geisa Carneiro, Violeiros do Espinhaço e Trio Lampião integram a programação musical, já a Estação Criativa é a responsável pela programação infantil do Festival. O evento ainda conta com a “Harmonização comentada com Eduardo Girão – Degustação de queijos, cachaças e cervejas”.

Stela Mares, representante dos produtores de queijo e cachaça destaca que o Artesanal “trará maior visibilidade aos produtores artesanais da cidade de Conceição do Mato Dentro. Sendo uma grande oportunidade para apresentar a região e os produtores artesanais de queijos, cachaças e cervejas aos visitantes. Mostrando que a tradição do saber fazer de quase 300 anos continua viva em nossa região.”.

Lilian Nunes, diretora da Coreto Cultural, acredita que “a ampliação e fortalecimento do festival mostra-se, também, relevante para o turismo, aquecendo o setor e fomentando o comércio e a hotelaria da cidade. O turismo gastronômico, segundo a Organização Mundial do Turismo, é o terceiro motivador de viagens, sendo que no estado de Minas Gerais representa mais de 20% do turismo na região.”.

O prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira ressalta que “nossa cidade tem o título de capital mineira do ecoturismo e agora, além dos atrativos naturais, históricos e culturais, que atraem turistas de vários lugares, estamos ganhando visibilidade pela originalidade dos eventos que movimentam não apenas Conceição, mas a região como um todo. O Artesanal foi um grande sucesso em sua primeira edição, no ano passado, um evento que valorizou nossa tradição gastronômica, ícones de nossa identidade cultural; estamos trabalhando agora para que a festividade supere as expectativas e se fortaleça no calendário dos eventos importantes do estado, mesclando entretenimento e oficinas educativas.”

QUINTA-FEIRA A DOMINGO | 14 A 17 DE NOVEMBRO

DJ Renato Batista e VJ Gustavo Mafra.

Exposição e venda de queijos e cachaças no interior do Mercado Municipal.

Cervejas artesanais e alimentação nas tendas do Largo do Mercado.

Área Kids com oficinas, desenhos, brinquedos e brincadeiras.

QUINTA-FEIRA | 14 DE NOVEMBRO

17h00 – Harmonização comentada com Eduardo Girão – Degustação de queijos, cachaças e cervejas

19h00 – Estação Criativa – Oficina de suculentas

20h30 – Estação Criativa – Oficina da beleza