01 NOV 2019
SAÚDE PÚBLICA E SANEAMENTO: FOSSAS SÃO INSTALADAS EM RESIDÊNCIAS DOS DISTRITOS

Com objetivo de evitar a poluição do solo e das águas, promover a saúde pública e universalizar o saneamento, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro está instalando sistemas simplificados para realizar o tratamento do esgoto dos vasos sanitários em residências dos distritos que ainda não contam com sistemas de coleta e tratamento.

Tratam-se de tecnologias consolidadas pela Embrapa e Emater, com Fossas Biodigestoras e Tanques de Evapotranspiração (TEvap), ambas de manutenção simples, apropriadas para zonas rurais. O processo de biodigestão da fossa modelo Embrapa permite ainda o aproveitamento do efluente tratado como adubo que pode ser utilizado em plantações.

O contrato, firmado com a Habitar, já atendeu aproximadamente 50 famílias da comunidade de Meloso e está atendendo outras 212 em Brejaúba, Buraco e Três Barras. A previsão é de que sejam instaladas 550 fossas no prazo de 1 ano para atender ainda outras comunidades com ausência de sistema coletivo de coleta de esgoto.

Para ser contemplada, a propriedade precisa atender alguns critérios, como: condições de acesso, espaço suficiente em área não alagável, distância mínima de árvores, construções e barrancos.

Esta ação esta sendo viabilizada por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Idealização e investimento) com a Secretaria de Infraestrutura e Transporte (Projeto e fiscalização), que veem realizando oficinas nas comunidades contempladas para apresentar os sistemas disponíveis e esclarecer dúvidas da população.

SAIBA MAIS

A fossa séptica modelo Embrapa é um sistema simples desenvolvido para tratar o esgoto dos banheiros de residências com até 7 (sete) pessoas. Com ela, o esgoto é lançado em um conjunto de três caixas d’água ligadas uma à outra, onde o esgoto é tratado pelo processo de biodigestão e o líquido que se acumula na terceira caixa d’água é um biofertilizante que pode ser utilizado para adubar árvores, milho, capim entre outros. O efluente tratado deve ser aplicado diretamente no solo e não deve ser usado em alimentos que estejam em contato direto com ele e que são consumidos crus, como hortaliças, por exemplo.

– Evita contaminação do solo e da água

– Reduz a carga de agentes biológicos perigosos;

– Reciclagem da água e nutrientes na agricultura;

– Não há necessidade do uso de caminhões limpa-fossa;

– Manutenção simples: mistura de 10 litros de esterco fresco(50%) e água (50%) uma vez por mês e retirada do efluente;

– Não há necessidade de limpeza dos sistemas instalados;

– Material para construção e manutenção é facilmente encontrado e acessível.

Foto 1: Fossa modelo Embrapa instalada em Meloso.

O Tanque de Evapotranspiração (Tevap), conhecido como Fossa de Bananeira, é um sistema de tratamento do efluente do vaso sanitário. Trata-se de um tanque com camadas de materiais com diferentes granulometrias. As paredes e fundo são impermeabilizados, não havendo infiltração no solo. A água contida no tanque se move de baixo para cima até chagar às raízes das plantas e ser eliminada por evapotranspiração. Além disso, as plantas (bananeiras) consomem os nutrientes em seu processo de crescimento, permitindo que o tanque não encha.

– Evita contaminação do solo e da água;

– Reduz a carga de agentes biológicos perigosos

– Reciclagem da água e nutrientes;

– Não há necessidade do uso de caminhões limpa-fossa;

– Manutenção simples: manter e escorar as bananeiras;

– Reaproveitamento de pneus e resíduos da construção civil.

Foto 2: Esquema de um TEvap.

PREFEITURA DE CMD