25 OUT 2019
ADMINISTRAÇÃO
PREFEITURA FIRMA PARCERIA COM O SENAI E OFERECE CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA GRATUITO PARA JOVENS

CMD, SEXTA-FEIRA 25.10.2019 – Este ano, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro voltou seu olhar para a juventude conceicionense. Após o sucesso do Programa “Aproximando o Jovem do seu Futuro”, que juntamente com o Integra, disponibiliza bolsas integrais no pré-vestibular, agora firmou parceria com o SENAI para disponibilizar 45 vagas no curso técnico em mecânica para os jovens da cidade. O curso tem duração de 1 ano e meio e previsão de término em agosto de 2020.

De acordo com o supervisor técnico do SENAI Antônio Braz Lopez Filho, a iniciativa surgiu após uma reunião com o prefeito Zé Fernando. “Falamos com o prefeito que desejávamos dar oportunidade para os jovens de Conceição para que se inserissem no mercado de trabalho por meio de cursos técnicos. Fizemos um levantamento de demandas junto às empresas locais e percebemos que o curso técnico em mecânica seria mais viável por ter mais oportunidades na região”, explicou Antônio, acrescentando que Zé Fernando prontamente demonstrou interesse e a parceria foi firmada.

“Fizemos uma seleção dentro da comunidade em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Os alunos são adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social e condições socioeconômicas que não permitem o pagamento do curso. Dessa forma, a prefeitura custeou o curso e o SENAI entrou com a mão de obra”, detalhou o supervisor técnico do SENAI.

Ainda segundo Antônio, a Anglo American também tem participação no projeto. “Acionamos a Anglo American para que fosse feita a captação desses alunos em forma de estágio. Essa turma já tem três estagiários que estão na mineradora com expectativa de contratação no fim desse período”, comemorou.

CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES DA PREFEITURA

Após a parceria no curso técnico de mecânica, a prefeitura recebeu do SENAI a proposta para capacitar seus servidores gratuitamente com um curso de assistente administrativo, com duração de três meses. “O SENAI cedeu esse curso sem custos para a prefeitura, pois acreditamos que as partes tem que se completar, é uma via de mão dupla. O foco do curso é melhorar o atendimento da gestão pública”, disse o supervisor técnico do SENAI Antônio Braz Lopez Filho.

Ele acrescenta ainda que “os alunos estão super envolvidos, se sentiram valorizados pela prefeitura. Acredito que vai ser bom para eles que estão se qualificando e também para a prefeitura que terá um melhor atendimento, influenciando diretamente na satisfação dos clientes, ou seja, dos cidadãos”, finalizou.

PREFEITURA DE CMD