10 OUT 2019
CANUDO DE PLÁSTICO: NA CAPITAL MINEIRA DO ECOTURISMO NÃO SERÁ MAIS PERMITIDO!

CMD, QUINTA-FEIRA 10.10.2019 – Proibir o uso do famoso “canudinho” é uma forma de preparar a sociedade para mudanças maiores que virão a médio e longo prazo. É um ato quase simbólico perto dos desafios futuros que nos esperam! Vamos juntos?! Seguindo a tendência e necessidade mundial, Conceição do Mato Dentro, capital mineira do ecoturismo, não poderia ficar fora. Desta forma, foi aprovada na Câmara Municipal a lei que proíbe o uso, bem como o fornecimento dos canudos plásticos em todos os recintos e estabelecimentos do município.

Muitos Estados e Municípios brasileiros já aderiram a essa prática, que busca colaborar com a preservação da natureza e o despertar da consciência ecológica dos cidadãos. Vários estudos são realizados sobre o impacto negativo do uso do canudo plástico para a população. Cientistas já alertam para a presença de “microplásticos” na atmosfera e na vida aquática, causando efeitos irreversíveis.

“Sabemos que o canudo não é o único responsável pelo enorme volume de plástico descartado no mundo. Mas ele representa um produto de pouquíssima utilidade e é desnecessário para a vida humana. Desta forma , a proibição tem o caráter educativo, de trazer a discussão para a sociedade sobre o uso de produtos inúteis e que impactam o meio ambiente. Após o canudo, pretendemos levar ao legislativo a discussão sobre a proibição de outros produtos plásticos, gradativamente, de forma que não traga um impacto brusco no modo de vida da população”, explicou o secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana Filipe Gaeta.

A proibição do uso e do fornecimento dos canudinhos é um convite que Conceição do Mato Dentro faz a todos os cidadãos para uma reflexão sobre os impactos ambientais das nossas escolhas cotidianas. E você? Como seus hábitos e seu consumo interferem no meio ambiente?

A lei entra em vigor a partir de janeiro de 2020.

PREFEITURA DE CMD

Fonte: Administração