27 SET 2019
MEIO AMBIENTE
BOMBEIROS ENCERRAM AS ATIVIDADES NO CENTRO DE OPERAÇÕES DE COMBATE A INCÊNDIOS E SÃO HOMENAGEADOS

CMD, SEXTA-FEIRA 27.09.2019 – Munidos de coragem, empenho, determinação e, sobretudo, muito amor pela profissão os membros do Centro de Operações de Combate a Incêndios Florestais, composto por servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Defesa Civil, Bombeiros Militares, brigadistas da Anglo American e voluntários, enfrentaram bravamente os incêndios no Monumento Serra da Ferrugem e em outros pontos da cidade. Na manhã desta sexta-feira, os bombeiros se despediram das atividades no município e juntamente com os combatentes mirins Salvio e Saniel Vieira Silva, de 14 e 12 anos, foram homenageados com Certificados de Honra ao Mérito, no Paço Municipal.

Abrindo o discurso, o comandante do Batalhão da Polícia Militar, tenente Alexandre Raul Rosa Ferreira exaltou o trabalho da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. “Os verdadeiros protagonistas no combate ao incêndio são os agentes da Defesa Civil e militares do Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil passou por um teste e foi aprovada com maestria. Em nome da Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental parabenizo vocês”, ressaltou o tenente Raul.

“É um misto de sentimentos, sentimos pesar e alegria ao mesmo tempo. Pesar pelos incêndios, mas alegria por termos conseguido nos unir, juntos e de forma ordenada para obtermos êxito. Agradeço aos agentes da Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Brigada da Anglo, Bombeiros e nas pessoas dos combatentes mirins agradeço a todos os voluntários”, acrescentou o Chefe da Defesa Civil de CMD Marco Antônio Firmino.

O Comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Vespasiano, 2º tenente Ernando Coelho da Silva, designado pelo Estado para o combate aos incêndios florestais na cidade, comemorou os resultados da operação. “Em primeiro lugar agradeço a Deus pelo resultado alcançado. Trabalhamos em incêndios de grandes proporções e não tivemos nenhum combatente ferido ou machucado, apesar dos diversos riscos e perigos. O desfecho foi positivo, pois estivemos cercados de parceiros capacitados. Agradeço a todos que estiveram em campo e também a prefeitura”, enfatizou acrescentando que os profissionais envolvidos facilitaram a gestão e o sucesso da operação.

Aplaudindo os irmãos Salvio e Saniel, o 2º tenente Ernando parabenizou os combatentes mirins pelo empenho e auxílio no combate ao incêndio. “As crianças e adolescentes são o futuro da nação. Obviamente os irmãos não foram colocados em situação de risco, cuidamos para que pudessem nos ajudar em segurança. Que eles levem essa ação para a escola e mostrem a importância de preservar o meio ambiente” ponderou o Comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Vespasiano.

Finalizando o momento de homenagens, o prefeito Zé Fernando ressaltou a importância dos trabalhos de todos os membros do Centro de Operações de Combate a Incêndios Florestais. “Tivemos praticamente uma semana de incêndios em nosso município. Uma das consequências foi o decreto de situação de emergência que ainda perdura. Essa operação foi o batismo de fogo da Defesa Civil, demonstrando que está pronta para qualquer situação. Quero deixar registrado meu agradecimento a todos os combatentes que lutaram bravamente nos últimos dias”, agradeceu o prefeito reforçando que no próximo mês o município assinará um protocolo de intenções juntamente com a Anglo American para a vinda de uma unidade do Corpo de Bombeiros para Conceição do Mato Dentro.

Emocionado, Zé Fernando agradeceu aos irmãos combatentes. “Me preocupei quando soube que estiveram lá, mas o tenente Ernando me garantiu que não foi permitido que vocês participassem de nenhuma ação que pudesse os colocar em situação de risco. Estamos todos muito orgulhosos pela bravura e ato de coragem que tiveram. Parabéns a vocês e a toda família que consolidou no lar princípios e valores sólidos”.

Além dos irmãos Salvio e Saniel, receberam Certificado de Honra ao Mérito os bombeiros: 2º tenente Ernando Coelho da Silva, sargento Luiz Paulo da Silva Rodrigues, sargento Cleomar Rodrigues de Oliveira, cabo Otávio Fernandes da Fonseca, soldado Douglas Marçal Brito Ribeiro, soldado Luiz Phellipe Siqueira Silva, soldado Pedro Augusto Costa Aguilar e soldado Rafael de Oliveira Victoriano.

Os combatentes mirim ainda receberam kit de material escolar, um quadro, coletes da Defesa Civil, chapéus de combatentes e foram honrados com continências de todos os militares presentes.

Na oportunidade, o prefeito Zé Fernando solicitou à Câmara Municipal para que seja feito um ofício requerendo uma reunião especial com todos os combatentes presentes.

PREFEITURA DE CMD

Fonte: Administração