25 SET 2019
COMUNICADO OFICIAL!

Como é do conhecimento de todos, um incêndio de grandes proporções atingiu a Unidade de Conservação Municipal de Proteção Integral – Monumento Natural Municipal Serra da Ferrugem e seu entorno, entre os dias 17 e 22 de setembro, causando baixa qualidade do ar devido às fumaças, danos nas redes de transmissão de energia elétrica, comprometendo o fornecimento da mesma e, por consequência, acarretando interrupção do fornecimento de água e outras adversidades.

Por esses motivos, o Município de Conceição do Mato Dentro declarou Situação de Emergência através do Decreto nº 083, de 20 de setembro de 2019.

Considerando os artigos 2º e 3º do mesmo decreto, o município mobilizou todos os órgãos para um esforço em conjunto de combate a esses incêndios. Foi criado um grupo de operações que conta com a participação da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana e da Secretaria de Turismo, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Defesa Civil Municipal e Anglo American. Estão sendo utilizados nesta operação equipamentos de proteção individual, bombas e mochilas costais, abafadores, chicotes, materiais de sapa, enxada, foice, facão, motosserra, caminhonete, caminhões de combate a incêndio, avião apropriado para combate a incêndio (air tractor) e helicóptero.

Este grupo coordena todas as atividades e equipes ligadas à operação de combate aos incêndios, que se espalharam por todo o município.

Na execução do combate, contamos com o apoio do Estado, através do Corpo de Bombeiros Militar do 3º Batalhão, Instituto Estadual de Florestas (Aeronave Previncêndio), e contamos também com brigadistas da Anglo, a Defesa Civil Municipal, Brigada Mato Dentro e os voluntários do Município.

Diante de todo esse cenário, e considerando o art.3º do Decreto, ficou definido pelo grupo de controle algumas ações de prevenção, tais como:

A suspensão de todos os eventos de cunho comemorativo, bem como apresentação de shows;

O fechamento do Parque Natural Municipal do Tabuleiro, já que além de ter sido também acometido pelas camas, toda sua equipe está mobilizada para atender essa operação.

Ressaltamos que essa definição será mantida até que a situação de emergência seja encerrada e as condições de normalidade no Município sejam restabelecidas.

Solicitamos a todos que, em caso de perceberem alguma atitude suspeita ou um novo foco de incêndio, liguem imediatamente para os órgãos abaixo:

Defesa Civil Municipal – (31) 3868-1390

Corpo de Bombeiros – 193