17 SET 2019
CASA DE CULTURA RECEBE “COLÔNIA”: IMPACTANTE EXPOSIÇÃO DE CLÉBIO MADURO

CMD, TERÇA-FEIRA 17.09.2019 – Em momento único, movido a muita arte, o público em geral, mas especialmente os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), puderam apreciar “Colônia”, a famosa exposição de gravuras produzidas a partir de imagens do Hospital Colônia de Barbacena (hospital psiquiátrico), do artista plástico e professor aposentado da Escola de Belas Artes da UFMG Clébio Maduro, na Casa de Cultura, entre os dias 13 e 14/09. Além da exposição, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro também ofereceu uma extensa programação sobre ressocialização de pacientes da saúde mental por meio de oficinas de arte e música.

Segundo Clébio Maduro, o que o motivou a fazer o trabalho foi o filme “Em nome da razão”, dirigido pelo mineiro Helvécio Ratton. “Esse filme me impressionou muito, na década de 80, e ficou uns 30 anos na minha cabeça. Era tão chocante e falava sobre o Hospital Colônia, que na verdade não tinha nada de hospital, era um campo de concentração. Estive lá várias vezes para vê-lo e me identificar. Então, durante 30 anos, fui fazendo a pesquisa de desenho, filmagem, entrando em contato com as pessoas que passaram por lá, que contaram a história, assim me veio a ideia de fazer uma série de trabalhos de gravuras por meio do filme”, disse o artista plástico, explicando que congelava as imagens com autorização dos autores, encaixando-as em um projeto de pesquisa.

A psiquiatra do Caps, Drª Fernanda Medina fala da importância de entender e ter uma ideologia de reforma psiquiátrica. “A exposição veio mostrar tanto para os pacientes quanto para os familiares e a sociedade em geral, o que era antigamente a segregação de uma pessoa que tinha algum transtorno psiquiátrico, ou que simplesmente não se enquadrava naquele padrão social. Por causa disso, era levada para longe do convívio e às vezes permanecia por anos e anos internada”, relembrou a psiquiatra, acrescentando que é uma forma de trazer os pacientes que não tinham direito de fala, que não participada da sociedade para a vida.

Além da exposição, também aconteceu uma roda de conversas com a Drª. Fernanda Medina, apresentação musical com Daniela Silva e Bloco TAM TAM, além de oficinas de gravura com participação dos pacientes da saúde mental.

O evento foi uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Saúde e Cultura e Patrimônio Histórico.

PREFEITURA DE CMD

17/09/2019