16 SET 2019
MEIO AMBIENTE
O DESAFIO DE UNIVERSALIZAR O SANEAMENTO BÁSICO: PREFEITURA INSTALARÁ FOSSAS NAS COMUNIDADES DE TRÊS BARRAS E MELOSO

Buscando universalizar o acesso às ações de saneamento básico nas áreas rurais e urbanas do município, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana contratou uma empresa para a implantação de sistemas simplificados de tratamento de esgoto nas moradias rurais e urbanas. A ação se iniciará com instalação de fossas nas comunidades de Três Barras e Meloso.

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana Filipe Gaeta: “tal contratação se faz necessária para atender a demanda de serviços de melhorias sanitárias essenciais à manutenção da saúde humana e do meio ambiente, principalmente nas zonas rurais”, explicou Gaeta acrescentando que a perspectiva é de que em dois anos sejam instaladas aproximadamente 600 fossas biodigestoras e de evapotranspiração.

Ainda conforme informou Gaeta, a fossa de evapotranspiração, com plantio de bananeiras, é um sistema fechado de tratamento de esgoto. “Este sistema não gera nenhum efluente e evita a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. Nele os resíduos humanos são transformados em nutrientes para plantas e a água só sai por evaporação, portanto completamente limpa. A contaminação do ambiente rural com esgoto não tratado atinge também o meio urbano, considerando que os mananciais que abastecem as cidades se encontram e percorrem grandes extensões na zona rural”, garantiu o chefe da pasta.

Para Filipe, à medida que vários moradores rurais e urbanos utilizarem fossas adequadas, espera-se reduzir a poluição do solo, córregos e rios. “A natureza também ganha com a melhoria da qualidade do solo e água. Por isso, as fossas biodigestoras e de evapotranspiração são instrumentos de saúde pública e de melhoria da qualidade de vida no campo”, disse.

A instalação das fossas terá início nas comunidades de Três Barras e Meloso. “Assim, as famílias residentes nestas localidades estão sendo convocadas para uma primeira reunião, com intuito de apresentar esse sistema de tratamento e fazer o cadastramento de todos os interessados. Em Meloso o encontro acontecerá na Escola do Meloso, nesta segunda-feira, dia 16 de setembro, às 17h30 e em Três Barras, na Escola de Três Barras, amanhã, dia 17, às 17h30. Participem”, convidou o secretário Filipe Gaeta.

PREFEITURA DE CMD