16 SET 2019
DESDE A REINAUGURAÇÃO, CASA DE APOIO JÁ RECEBEU 2.497 PACIENTES E ACOMPANHANTES

CMD, SEGUNDA-FEIRA 16.09.2019 – Quem necessita de tratamento médico fora do domicílio ou é acompanhante desses pacientes, sabem a importância que uma Casa de Apoio tem. Pensando nas pessoas que buscam atendimento em Conceição do Mato Dentro e até mesmo na distância dos distritos até a sede do município, a Prefeitura Municipal reinaugurou, após uma reforma completa do espaço, em novembro de 2017, a Casa de Apoio da cidade que atende em média 150 pessoas por mês.

Localizada na rua José Sena, nº 217, em frente ao Hospital Imaculada Conceição, a Casa de Apoio recebeu, desde a reinauguração, até agosto desde ano, 941 pacientes sem acompanhantes, 778 pacientes com acompanhantes, totalizando 1.556 pessoas. “Desde novembro de 2017, até agosto deste ano, somando os pacientes e acompanhantes, recebemos 2.497 pessoas, informa a corresponsável da Casa de Apoio Marlene Reis Siqueira.

Segundo Marlene, a Casa de Apoio funciona 24 horas com a presença permanente de um guarda patrimonial e uma auxiliar de serviços gerais. “Recebemos qualquer paciente e acompanhante, sendo de Conceição do Mato Dentro ou não, que necessitem de estadia. Basta pegar o encaminhamento na Secretaria Municipal de Saúde ou na Policlínica. Sem o documento, não é permitida a entrada na casa”, explicou a corresponsável.

A Casa de Apoio proporciona aos pacientes um ambiente familiar, de acordo com a secretária Municipal de Saúde Marizélia Radicchi. “Aqui eles podem utilizar as dependências da cozinha, sala de estar, assistir televisão, além das acomodações dos dormitórios com conforto e segurança, já que possui vigilância 24h. O espaço conta com dez acomodações, rouparia limpa, serve pão e café. É válido lembrar que temos distritos que ficam localizados à 1h30 da sede, então a Casa de Apoio vem garantindo suporte a essas pessoas que podem contar com a comodidade de se hospedar no local e sair com tranquilidade”, explicou Marizélia, acrescentando que a readequação da Casa de Apoio foi uma grande conquista para o município.

Para a vice-prefeita Ivete Otoni, poder acolher as pessoas que precisam de tratamento e cuidados é gratificante. “É muito valioso para nós que estamos à frente da administração municipal vermos a Casa de Apoio reformada e em pleno funcionamento. Sabemos que as pessoas a procuram em um momento de necessidade e poder servi-las com conforto e prontidão, não tem preço”, comemorou Ivete.

PREFEITURA DE CMD

Fonte: Administração