12 SET 2019
MEIO AMBIENTE
DEFESA CIVIL DE CMD PROMOVE O 1º WORKSHOP INTERMUNICIPAL DE GESTÃO DE RISCO DE DESASTRE

CMD, QUINTA-FEIRA 12.09.2019 – Com o tema, “Ação e integração, desafios e experiências”, a Defesa Civil de Conceição do Mato Dentro promoveu com apoio da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, Defesa Civil de Alvorada de Minas e a Anglo American, na última sexta-feira (06/09), o 1º Workshop Intermunicipal Gestão de Risco de Desastre do município. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Zé Fernando, do representante do Ministério Público, Dr Rafael Benedetti Parisotto e outras autoridades.

Na abertura, o coordenador da Defesa Civil de Conceição do Mato Dentro Marco Antônio e o coordenador da Defesa Civil de Alvorada de Minas Gerais Pedro Sérgio contextualizaram sobre a atuação do setor, ações que vem sendo desenvolvidas e os desafios.

Na sequência, para falar sobre as previsões e alertas meteorológicos e como a população deve se prevenir de ameaças naturais, fez uso da palavra o renomado consultor em Climatologia e Mudanças Climáticas Ruibran Januário dos Reis. Dando continuidade, o comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de CMD, tenente Alexandre Raul Rosa e o comandante do 5º Pelotão do Bombeiro Militar de Vespasiano tenente Ernando Coelho ressaltaram a importância da atuação das corporações no município e a integração entre as instituições nas ações de resposta a eventos adversos.

Durante a tarde, segunda parte do evento, os presentes ouviram as palestras do superintendente de Gestão de Desastre da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) major Carlos Eduardo Lopes, do – coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) 5º DISME Dr. Lizandro Gemiacki e do dr em Gestão de Desastres University of Delaware – Newark, DE, Estados Unidos Flávio Lopes Ribeiro com temáticas voltadas para a importância da sinergia entre poder público, setor privado e sociedade civil na gestão de risco de desastres.

PREFEITURA DE CMD

Fonte: Administração