10 SET 2019
CULTURA
NETA DE OSCAR NIEMEYER VISITA “ALTAR MONUMENTO”, IDEALIZADO PELO AVÔ, NO SANTUÁRIO DO BOM JESUS DO MATOZINHOS

CMD, TERÇA-FEIRA 10.09.2019 – Com os olhos verdes marejados de emoção e atentos a cada detalhe, a neta do saudoso Oscar Niemeyer e ex-presidente da Fundação que carrega o nome do avô, Ana Lúcia Niemeyer, subiu, acompanhada da vice-prefeita Ivete Otoni Santa Bárbara de Abreu, na manhã desta terça-feira (10/09), a escadaria do Santuário do Bom Jesus do Matozinhos para uma visita ao “Altar Monumento”, cujo projeto arquitetônico foi doado por seu avô.

Encantada, Ana Lúcia Niemeyer conta que já esteve em Conceição do Mato Dentro em outras ocasiões, mas ainda não havia conhecido o Altar Monumento. “Me encantei com a forma que as pessoas se referem ao altar, chamando-o de Altar Monumento. Estou bastante emocionada em ver o carinho que se tem com o espaço”, declarou a neta de Niemeyer.

“Agradeço muito ao prefeito Zé Fernando pelo convite e por me proporcionar a oportunidade de conhecer o monumento. Não posso deixar de citar o nome do saudoso Zé Aparecido, que também está na placa. Aliás, o conheci e sei que só podia ser um feito dele. Era uma pessoa incrível e muito amigo do meu avô. É lindo, emocionante e inspirador, presenciar mais um projeto de Oscar Niemeyer e Zé Aparecido de Oliveira”, relembrou Ana Lúcia.

A vice-prefeita Ivete Otoni, que acompanhou a visita, disse que sente orgulho em poder receber a Ana Lúcia Niemeyer e visitar o projeto que o avô dela idealizou para Conceição do Mato Dentro e que hoje é um símbolo para a cidade. “É no Altar Monumento que todos os eventos importantes da Igreja Católica são comemorados. Ter a Ana Lúcia, neta do idealizador deste projeto aqui, é motivo de orgulho para a cidade e também para nós que estamos à frente da gestão municipal”, comemorou a vice-prefeita.

ALTAR MONUMENTO

Conforme a placa, com projeto doado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, no dia 24 de junho de 1987, em comemoração aos 200 anos de peregrinação ao Santuário do Bom Jesus do Matozinhos de Conceição do Mato Dentro, o “Altar Monumento” foi inaugurado.

O espaço religioso é utilizado para celebrações importantes da Igreja Católica, tendo como principal exemplo, o Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos, uma das principais festas de romaria do país.

PREFEITURA DE CMD

Fonte: Administração