04 JUN 2013
CAMPANHAS
Sábado, 08 de junho: dia nacional de vacinação contra a paralisia infantil

No próximo sábado, dia 08 de junho, acontecerá o dia nacional de mobilização contra a paralisia infantil. Devem ser vacinadas crianças a partir de seis meses até os menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), lembrando que o pai ou responsável deve apresentar a caderneta da criança.

Em Conceição do Mato Dentro, a Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, fará a vacinação no Mercado Municipal e no PSF Córrego Pereira, de 7h às 16h. E, além de cuidar da saúde dos pequenos, uma programação especial está sendo preparada para as crianças. Entre as atividades, a presença “Zé Gotinha”, personagem criado para tornar a campanha mais atraente para o público infantil, pula-pula, cama elástica e outros brinquedos.

Orientação

A secretaria municipal de Saúde, Paula Graciano, alerta aos pais para a importância da vacina. “São apenas duas gotinhas, mas o suficiente para proteger as crianças contra a poliomielite e garantir a não reintrodução da doença no país, que desde 1990 não registra nenhum caso”, ressalta.

Paula Graciano acrescenta, ainda, que a dose de reforço será dada mesmo que a criança já tenha sido imunizada contra a doença, respeitando a faixa etária a partir de seis meses até os menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Não há contraindicação, mas em caso de dúvidas os pais podem conversar com os agentes de saúde no dia da vacinação ou ligar para Vigilância Sanitária, pelo telefone (31) 3868-2429.