28 AGO 2019
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
“MULHER EM FOCO”: 1ª AÇÃO DO COMULHER ALERTA, MAS TAMBÉM ENCANTA E EMOCIONA CONCEICIONENSES

CMD, QUINTA-FEIRA 28.08.2019 – Os ponteiros do relógio marcavam 17h30, momento em que o sol se punha, quando as mulheres começaram a tomar seus assentos na quadra da Escola Municipal José Aniceto Costa, nessa terça-feira (27/08). A hora dourada em Conceição do Mato Dentro, mesclada ao verde das montanhas contrastou com o Agosto Lilás, tema do evento: “Mulher em Foco”. Tratava-se da primeira ação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMULHER), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que tem como presidente a vice-prefeita Ivete Otoni Santa Bárbara de Abreu.

A presidente abriu o evento relembrando a importância da campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, instituída em alusão à data de sanção da Lei Maria da Penha. “O COMULHER entende que somente podemos fazer a diferença no enfrentamento desse problema social se todos nós, de alguma forma, colaborarmos para a promoção da melhoria das condições de vida das mulheres na eliminação de todas as formas de discriminação”, salientou Ivete Otoni Santa Bárbara de Abreu.

Em um discurso em que questionava as várias formas de violência contra a mulher, a Drª Aparecida de Fátima Alvarenga, representando a OAB de Conceição do Mato Dentro encorajou as presentes. “O preconceito está nas pequenas coisas. Até quando vou estacionar meu carro, alguns homens observam para ver se vou dar conta de realizar a baliza. Mostro que posso fazer igual ou melhor do que fazem”, comentou a advogada. O presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Alexandre Rodrigues de Oliveira, também prestigiou o evento e parabenizou a iniciativa.

Durante o encontro, as ativistas feministas: Indira Xavier, coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário e representante da Casa de Referência para Mulheres Tina Martins; e Thaís Emanuelle do Carmo Ferreira, embaixadora do bem 2019, com o Projeto “Empodera” para as mulheres da Comunidade Quilombola de Três Barras; trouxeram as palestras “Percepção e formas de relacionamento abusivo” e “Empoderamento Feminino e Sororidade”.

Além das palestras que alertaram, mas também encantaram e emocionaram as conceicionenses, também houve um momento para perguntas e questionamentos, além de aferição de pressão, teste rápido de glicose e uma contagiante apresentação do grupo feminino de zumba, coordenado pelo professor Daniel Ribeiro.

O COMULHER agradece o apoio da Rádio Bom Jesus 98,7, Escola Municipal José Aniceto, Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, Câmara Municipal e a todos os outros envolvidos!

Não se cale diante da violência, agora você tem mais amparo em Conceição do Mato Dentro.

PREFEITURA DE CMD

Fonte: Administração