06 AGO 2019
INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE E SERVIÇOS
PREFEITURA PARTICIPA DE REUNIÃO NA AMME SOBRE A VERSÃO PRELIMINAR DO PROJETO BÁSICO DO ATERRO INTERMUNICIPAL

CMD, SEGUNDA-FEIRA 05.08.2019 – Na última sexta-feira (02/08), a Associação dos Municípios do Médio Espinhaço (AMME) realizou uma reunião para que a equipe técnica da Anglo American apresentasse a versão preliminar do projeto básico do aterro intermunicipal. Representando a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, estiveram presentes o prefeito Zé Fernando, o secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana Filipe Gaeta e a engenheira sanitarista Jacqueline Chaves.

Também participaram da discussão, o prefeito de Dom Joaquim Dilsinho, os secretários de Meio Ambiente: de Dom Joaquim Renata Almeida; de Alvorada de Minas Leandro Rabelo Aguiar, além de outros servidores das pastas, a equipe técnica e consultores da Anglo American.

O secretário de Meio Ambiente e Gestão Urbana Filipe Gaeta relembrou que durante dois anos, por meio de uma condicionante ambiental, a Anglo American deveria ter sido responsável pelo transporte do lixo em Conceição do Mato Dentro. “Quando iniciamos nosso trabalho nesta administração, propusemos a alteração dessa condicionante no estado. Fizemos os cálculos e sugerimos que desta condicionante fosse feito um projeto e execução de um aterro sanitário”, explicou o secretário.

Segundo Gaeta, a reunião é importante para o acompanhamento dos avanços desde a alteração da condicionante até hoje. “Tivemos avanços na análise locacional, onde foram colocados os critérios técnicos para a escolha de uma área. Fizemos uma análise do município para atender a todos esses critérios e encontramos uma área que viável e já sugerimos para a Anglo American”, comemorou.

O próximo passo, de acordo com o secretário, é o estudo do projeto apresentado. “Vamos analisá-lo e ver a viabilidade, observando se atende a todos os critérios necessários para implantação do aterro. Quando batermos o martelo, poderemos dar entrada em um processo de licenciamento na Supram Jequitinhonha e posteriormente iniciar a obra”, ponderou Filipe.

Durante a reunião, os municípios receberam o projeto executivo das estruturas de apoio administrativo/operacional, além da apresentação das restrições locacional do maciço do aterro; apresentação do estudo de evolução populacional e geração de RSU; apresentação da estratégia para simplificação do processo de licenciamento e apresentação dos sistema de tratamento do chorume.

PREFEITURA DE CMD