15 MAI 2013
CAMPANHAS
Projeto “De quem é o lixo?” mobiliza alunos das escolas municipais de Conceição do Mato Dentro

De quem é o lixo? Este é o projeto que está mobilizando os alunos das 11 escolas municipais de Conceição do Mato Dentro, desde a última segunda-feira, dia 13 de maio. Para falar sobre o tema, os alunos participam de palestras, trabalham na produção de cartazes, caminhadas ecológicas e hoje, 15 de maio, realizaram um mutirão de limpeza no Parque Municipal Salão de Pedras – um dos vários atrativos naturais do município.

Dessa forma, a campanha pretende sensibilizar e conscientizar os estudantes sobre o assunto que é uma questão mundial, e, atualmente com graves impactos no município que, neste momento vivencia um inchaço populacional. Há que considerar também que tais problemas são gerados pela falta de educação ambiental, aumento do consumo, geração e disposição inadequada dos resíduos sólidos, entre outros fatores.

Para a secretária municipal de Educação, Maria da Conceição Costa Lima Branco, “o projeto é uma das ferramentas de mobilização e sensibilização para que os participantes se conscientizem, desde cedo, sobre a correta disposição do lixo e para a importância da preservação dos patrimônios naturais da nossa cidade. Lembrando ainda que o projeto ainda proporciona a formação de multiplicadores”, afirma. A secretaria acrescenta que o projeto acontecerá de forma gradativa nas escolas localizadas na cidade e na zona rural.

Na programação de amanhã, dia 16 de maio (quinta-feira), os estudantes assistem à palestra “Resíduos Sólidos: Impactos e Diagnóstico da realidade local de Conceição do Mato Dentro”, a qual será conduzida pelos profissionais do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR).

O projeto “De quem é o Lixo” é uma iniciativa da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio das secretarias municipais de Educação, Planejamento e Meio Ambiente. Também estão envolvidas nessa iniciativa o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG).