26 JUN 2019
CURSO DE CONDUTOR AMBIENTAL LOCAL QUALIFICA JOVENS E ADULTOS EM CMD

Com aulas na UAITEC, qualificação tem previsão de término em julho deste ano

CMD, QUARTA-FEIRA 26.06.2019 – Para que os visitantes de Conceição do Mato Dentro entendam a importância da preservação ambiental e também como meio de qualificar e profissionalizar jovens e adultos da cidade, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e em parceria com o SENAC-MINAS, promove o curso de Condutor Ambiental Local.

De acordo com uma das professoras responsáveis, a turismóloga Cristiane Corradini, que ministrou as primeiras 160h, o curso de Condutor Ambiental Local tem carga horária de 200h e é constituído de aulas teóricas e práticas. “As aulas tiveram início em abril deste ano e têm previsão de término para julho de 2019”, acrescentou.

Segundo ela, as competências mínimas para os condutores, são:

1) Orientar previamente a conduta do visitante conscientizando-o sobre a importância da preservação ambiental, consumo consciente e turismo responsável aliados à sua prática profissional, com responsabilidade e pró-atividade, visando minimizar os impactos da visitação em ambiente naturais;

2) Conduzir grupos de turistas em ambientes naturais, transmitindo as informações relativas aos seus atrativos, normas e regulamentos, bem como aos aspectos geográficos, históricos, artísticos e culturais da unidade de conservação, utilizando linguagem condizente às situações e públicos específicos.

As aulas teóricas acontecem no espaço da UAITEC e as aulas práticas aconteceram nas Unidades de Conservação do Parque Natural Municipal do Tabuleiro (PNMT), Parque Estadual Serra do Intendente (PESI), Parque Natural Municipal Salão de Pedras (PNMSP) e Parque Nacional da Serra do Cipó (PARNA Serra do Cipó).

Ainda conforme informações da turismóloga Cristiane Corradini, o curso está em andamento e segue com a grade de Primeiros Socorros, ministrada pelo instrutor Leonay.

PREFEITURA DE CMD

Fonte: Administração